Profissionais do CMAM participam de curso voltado ao tratamento de dislexia

Capacitação está acontecendo em São Paulo.

Profissionais do CMAM participam de curso voltado ao tratamento de dislexia

A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais comuns, atingindo 10% dos escolares brasileiros. Devido à demanda, os profissionais do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) estão sempre se aperfeiçoando no tema, e durante esta semana participam de treinamentos da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) em São Paulo.

Quatro profissionais participam do 15º Curso Intensivo em Dislexia e Transtornos de Aprendizagem, sendo dois da área de neuropediatria e dois fonoaudiólogos. As aulas ministradas enfocam assuntos como a abordagem relativa à dislexia, causas, tratamento, medicação, as melhores formas de acompanhamento e os aspectos neurobiológicos do transtorno.

A diretora Daniela Escórcio explica que o CMAM, enquanto centro multidisciplinar que trabalha voltado para a área dos transtornos e dificuldades de aprendizagem na rede municipal de ensino, deve cada vez mais aperfeiçoar sua abordagem deste problema tão evidente entre os escolares. “É muito importante que os profissionais que trabalham nesse centro tenham um conhecimento mais apurado e que estejam a par das novidades dessa área, para que possam estar melhor atendendo as crianças e adolescentes acompanhados no CMAM”, justifica.

O CMAM constitui-se em uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), contribuindo para inclusão educacional e social do aluno com dificuldade de aprendizagem.  O local conta com uma equipe multidisciplinar, composta por administrativos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos neuropediatras e médicos psiquiatras.

O público alvo do atendimento do CMAM são alunos de escola pública, na faixa etária de 5 a 16 anos, com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. Como dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia, transtornos neurológicos (TDAH, distúrbios articulatórios e transtornos emocionais).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2363/profissionais-do-cmam-participam-de-curso-voltado-ao-tratamento-de-dislexia