Saúde municipal mantém serviço completo de fisioterapia no Lineu Araújo

Espaço de fisioterapia do Centro conta com seis profissionais, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Saúde municipal mantém serviço completo de fisioterapia no Lineu Araújo

Rosita Ferreira sentia muitas dores na coluna. Em consulta na sua Unidade Básica de Saúde, a dona de casa recebeu a indicação para tratamento fisioterápico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim como ela, os usuários da rede de saúde municipal têm à sua disposição um serviço completo, com equipamentos modernos, no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

O espaço de fisioterapia do Lineu Araújo conta com seis profissionais, que atendem de segunda a sexta das 7 da manhã às 5 da tarde. Segundo o coordenador do serviço, o fisioterapeuta Humberto Lima, o Lineu Araújo é responsável por todos os atendimentos na área de reabilitação geral, e atende pacientes de todas as idades e com diferentes casos. “A maioria dos pacientes apresenta problemas lombares, de coluna cervical, ortopedia e reumatologia. A duração do tratamento varia para cada caso”, diz.

O serviço conta com técnicas como eletroterapia (que usa correntes elétricas para o tratamento), termoterapia (uso de calor), hidroterapia (tratamento com exercícios dentro de piscinas aquecidas) e mecanoterapia (exercícios com aparelhos específicos), que são aplicadas de acordo com a necessidade de cada paciente. O local conta ainda com profissional e uma sala exclusiva para tratamentos na área de neuropediatria, todos os dias à tarde.

Diariamente, é atendida uma média de 48 pessoas. Duas delas são as irmãs Maria do Socorro e Maria Rosa da Costa, de 69 e 71 anos respectivamente. Maria do Socorro faz tratamento há dois anos para artrose nos joelhos e conta que quando começou não conseguia sequer “botar o pé no chão” e precisava ser levada ao centro. “Hoje eu caminho normalmente e faço as coisas em casa direitinho”, comemora. Já sua irmã, moradora do Residencial Geovane Prado, começou um tratamento para coluna, joelhos e tendões há cerca de dois meses, e diz já ter visto melhora em sua condição física. “Antes eu sentia dor quando me virava e não conseguia fechar direito a mão, mas agora eu já consigo fazer tudo”, relata Maria Rosa.

Para ter acesso ao tratamento de fisioterapia do Lineu Araújo, é necessário encaminhamento por meio da regulação do SUS, através de requisição feita pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. O paciente deve ter um indicativo médico prévio da necessidade da fisioterapia e ao chegar ao centro ele é avaliado para saber qual o procedimento mais adequado. Periodicamente o paciente é encaminhado ao médico que avalia a necessidade de continuação da fisioterapia.

O Lineu Araújo é um centro ambulatorial gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que conta com diversas especialidades de saúde, com profissionais das áreas de Alergologia (doenças alérgicas), angiologia (tratamentos em vasos sanguíneos e linfáticos), assistente social, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, gastrenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, psicologia, psicologia infantil, psicopedagogia, psiquiatria, reumatologia, geriatria e urologia. O local mantém ainda programas e serviços como um Centro Especialidade Odontologia (CEO), Centro de Atenção ao Diabético – CAD, distribuição de Medicamentos Especiais, Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, Hormônio de Crescimento e Puberdade Precoce, Colostomia e Ostomia.

"O Lineu Araújo é um grande e importante centro de especialidade médica que a FMS mantém oferecendo serviço público de qualidade. Nosso esforço é de continuar e ampliar a oferta de serviços sempre priorizando a qualidade da saúde de Teresina, porque esta é a nossa marca”, disse Charles da Silveira, presidente da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2351/saude-municipal-mantem-servico-completo-de-fisioterapia-no-lineu-araujo