PROJETO

Projeto Lean nas Emergências qualifica atendimento do HUT

Foco do projeto é a redução da superlotação de hospitais de urgência e emergência públicos e filantrópicos

A implantação do Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já apresenta seus primeiros resultados positivos. A adoção de novas ferramentas de gestão está melhorando o fluxo dos pacientes, diminuindo ainda mais o tempo de permanência no Hospital e agilizando a definição da conduta médica.  Essa qualificação dos processos de trabalho, segundo o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, estão ajudando a desafogar o Hospital e consequentemente oferecer a população um atendimento muito mais ágil e resolutivo. 

“Estamos completando um mês desde que iniciamos a implantação do Projeto Lean. Nossos primeiros resultados mostram uma melhora significativa no fluxo de paciente. Isso quer dizer que estamos conseguindo atender com mais rapidez, sem perder a qualidade da nossa assistência”, explicou Dr. Gilberto.

Um dos indicadores utilizado para medir os resultados do projeto é o de superlotação, chamado de NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência). Ele mensura quesitos como tempo de passagem de pacientes pelas urgências, permanência no hospital, tempo de alta, entre outros. Um mês após o início da implantação do Projeto, a equipe do HUT observou uma melhora desse indicador em quase 50%.

 

Dr. Gilberto Albuquerque explica: “Estamos utilizando esse indicador para monitorar o número de pacientes que entram no Pronto Atendimento, a permanência deles e quantos estão em Ventilação Mecânica. Quando iniciamos o monitoramento o índice NEDOCS do nosso P.A. era de 275 pontos, hoje estamos com 143 pontos. Esse número reflete uma melhor resolutividade na assistência ao paciente, menor tempo de permanência e mais agilidade na definição da conduta”.

 

Para iniciar a implantação do projeto o HUT recebeu a visita de dois técnicos do Hospital Sírio-Libanês, instituição responsável pelo Lean, para fazer um diagnóstico do Hospital. Após a confirmação de que o HUT preenchia todos os critérios exigidos pelo Programa, iniciou-se a capacitação das equipes e identificação de oportunidades para começar a colocar em prática as ações de melhoria, de acordo com a metodologia Lean.

 

O Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Implementado por meio do Hospital Sírio-Libanês o projeto tem como foco a redução da superlotação de hospitais de urgência e emergência públicos e filantrópicos.

 

O termo Lean significa “enxuto”. O nome do projeto origina-se de uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, para administrar a produção industrial e trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado, agora adaptada à prática hospitalar.

Atualmente o HUT possui 420 leitos, sendo 386 de internação e 52 de observação. Por mês, o HUT realiza cerca de 4.800 atendimentos e 1.200 cirurgias. Quase 60% das cirurgias realizadas são ortopédicas, sendo que mais de 80% são pacientes vítimas de trauma.     

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Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2350/projeto-lean-nas-emergencias-qualifica-atendimento-do-hut