ATENÇÃO BÁSICA

Gestores assinam termo com objetivo de melhorar serviços na saúde

O termo de compromisso tem validade de um ano e elege algumas atividades consideradas essenciais

Gestores assinam termo com objetivo de melhorar serviços na saúde

O prefeito Firmino Filho e gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) assinaram na manhã desta quinta-feira (18), no auditório da FMS, um termo com o intuito de formalizar o compromisso da gestão em prestar um serviço cada vez melhor na atenção básica em saúde da capital.

“É importante salientar o processo de transformação que a saúde pública de Teresina vem passando. Estamos fazendo muitos investimentos para formatarmos a saúde. Já entregamos, em nossa gestão, 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) novas e mais nove UBS’s reformadas e ampliadas. E estamos construindo mais 40, que deverão ser entregues esse ano. Nunca se investiu tanto, em termos de construção, na atenção básica”, enfatizou Firmino Filho.

O prefeito falou ainda que é necessário fazer melhorias também nas condições de trabalho dos servidores. “Estamos em processo de valorização dos profissionais, como, por exemplo, podemos citar o novo plano de cargos e salários dos médicos ou ainda dos técnicos de enfermagem”, disse.

Para o presidente da FMS, Francisco Pádua, a atenção básica em saúde tem sido uma das prioridades da gestão do prefeito Firmino Filho. “Já foram mais de 2 mil pessoas convocadas através de concurso público. E realizamos também processo seletivo para substituições. Queremos deixar claro que nós da gestão estamos disponíveis para orientar e ajudar no que todos os profissionais da atenção básica precisarem”, explicou ele.

O termo de compromisso assinado hoje pela FMS tem validade de um ano e elege algumas atividades consideradas essenciais e ações a serem priorizadas pelos gestores da UBS e também das diretorias regionais que as gerenciam. “Todos os avanços que tivemos até agora na atenção básica são apenas pré-condições para que possamos dá melhores resultados lá na ponta. Pois nossa finalidade é oferecer uma boa assistência à população. Nosso desafio é que ao longo do tempo não só consigamos mais recursos como também, e principalmente, avancemos na melhoria da gestão para otimizarmos o uso dos recursos”, afirmou Firmino Filho.

Para auxiliar ainda mais o trabalho dos profissionais que atuam na atenção básica em saúde foram lançados, também na manhã de hoje, dois guias para direcionar o trabalho das equipes. Eles trazem todas as orientações necessárias para a instrumentalização e aponta um eixo orientador aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde. “Nosso compromisso, com a assinatura do termo e com o lançamento dos guias, aumenta a partir de agora. E os resultados poderemos perceber com a melhoria dos indicadores que pactuamos no plano anual. A pactuação deve acontecer não só entre os gestores maiores, mas também junto aos apoiadores e todos que fazem parte das equipes de saúde da família para que possamos ter ganhos reais”, disse o diretor da Regional Leste/Sudeste de Saúde, Ribamar Santos.

• Gestores assinam termo com objetivo de melhorar serviços na saúde
Fundação Municipal de Saúde termo de compromisso da gestão fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/234/gestores-assinam-termo-com-objetivo-de-melhorar-servicos-na-saude