ESTRUTURA

FMS receberá 1,3 milhão de reais para adquirir cadeiras odontológicas em Teresina

Com vistas a aprimorar o atendimento à população, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá adquirir 75 cadeiras odontológicas completas, que serão dispostas nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina. A compra será feita com recurso financeiro do Ministério da Saúde, cujo valor corresponde a R$1milhão e 350 mil reais. A liberação da verba consta na portaria de nº 4.061, publicada recentemente no Diário Oficial da União.

Em um ranking entre as capitais, Teresina figura como a capital do país que mais receberá verba federal para esse fim. Além disso, mais 30 municípios do Piauí também serão contemplados com recursos para aquisição de cadeiras odontológicas, de acordo com a portaria. Posteriormente, todos os municípios deverão realizar a prestação de contas sobre a aplicação dos recursos, por meio de Relatório Anual de Gestão.

Segundo o presidente da FMS, Charles da Silveira, os equipamentos são destinados ao melhor atendimento da coletividade: “A FMS tem investido na melhoria do atendimento odontológico, por meio da qualificação dos seus profissionais e, agora, irá melhorar a estrutura para receber os usuários do SUS. Essa foi uma solicitação que fizemos ao Ministério da Saúde e fomos prontamente atendidos”, afirma.

Conheça os serviços odontológicos ofertados na rede SUS

Giovanni Telmo, gerente de Saúde Bucal da FMS, explica sobre o fluxo do atendimento odontológico pelo SUS em Teresina, que inicia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): “Na Atenção Básica, realizamos avaliação da saúde bucal, profilaxia (limpeza) e remoção de tártaro supragengival, procedimentos restauradores, extrações dentárias e atuamos também na escala preventiva, associando palestras sobre escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor.”

Nos casos de maior complexidade, as UBS encaminham os usuários para um dos 02 Centros de Especialidade Odontológica: “Quando tem complexidade maior nos procedimentos odontológicos, referenciamos para o CEO. Ali, são realizados tratamentos de canal, periodontais, cirúrgicos de maior complexidade e destacamos também o atendimento a pessoa com deficiência bem como que o Centro atua em complemento com Atenção Básica para diagnóstico do câncer de boca”, finaliza.

cadeira odontológica fms recursos

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2332/fms-recebera-1-3-milhao-de-reais-para-adquirir-cadeiras-odontologicas-em-teresina