SAIBA A DIFERENÇA

FMS orienta como utilizar melhor os serviços das UBS e UPAs

As UBS funcionam normalmente somente durante o dia. Já as UPAs ficam abertas 24 horas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) gerencia as diversas unidades de saúde da capital, dentre elas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Cada uma das unidades tem função e objetivos específicos para que a população possa   aproveitar melhor os serviços públicos de saúde. Teresina é a capital do Nordeste com a melhor cobertura na área da assistência básica com 90 UBS, 2 UPAs em funcionamento e com uma terceira que será inaugurada nos próximos dias.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são popularmente conhecidas como postos de saúde e são a porta de entrada para os serviços públicos de saúde. São locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, os atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do homem e do idoso, além da, assistência odontológica e acesso a medicamentos e outros atendimentos primários. As UBS resolvem 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável e promovem hábitos saudáveis de vida.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS 24h) fazem parte da Rede Saúde Toda Hora, lançada em 2011, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento. Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as UPAS dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procuram. Nessas unidades, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência. Teresina já tem duas UPAS funcionando (Renascença e Promorar) e a do Satélite que será inaugurada nos próximos dias.

A diretora de Atenção Especializada da FMS, Jesus Mousinho, destaca que o atendimento das UPAs 24 h complementa o atendimento das Unidades Básicas de Saúde. “ As UBS atendem o conjunto do território, o conjunto dos bairros onde as pessoas vivem e trabalham. As equipes de saúde da família devem conhecer as pessoas, não só a sua família, os seus hábitos, mas o ambiente e o local onde vivem para poder agir nos vários determinantes de saúde, com forte ação na prevenção, na promoção em saúde e no acompanhamento continuado do tratamento das pessoas”, afirma.

“Nas UBS, estamos aumentando o pré-natal da Rede Cegonha. São nelas que vamos aumentar o cuidado às crianças. É nas UBS que garantimos o acompanhamento adequado dos hipertensos e dos diabéticos. Por meio delas, estamos ajudando, também, a reduzir a incidência da tuberculose e da hanseníase no nosso país”, ressalta Francisco Pádua, Diretor de Atenção Básica da FMS.

As UBS funcionam somente durante o dia. Já as UPAs ficam abertas 24 horas. “Ninguém escolhe a hora para sentir algum problema de saúde ou adoecer, diz Jesus Mousinho. Então nas UPAs , as pessoas podem ter um pronto-atendimento para resolver problemas pontuais que apareceram naquele momento. Elas estão lá para aliviar o sofrimento, iniciar o cuidado e a mudança de hábitos de saúde. Elas funcionam 24h por dia e têm uma relação direta com o Samu 192, para caso seja necessário encaminhar para um hospital. Têm, inclusive, leitos para casos mais críticos que precisam ter uma observação continuada. Ou seja, elas reduzem o tempo de espera de quem vive perto delas e reduzem a lotação dos hospitais e do pronto-socorro de uma cidade ou de uma região”, explica Jesus Mousinho.

“A FMS tem trabalhado ao longo dos anos qualificando seus colaboradores para que possamos, cada vez mais, oferecer um saúde pública ágil e de qualidade para todos os Teresinenses”, ressalta Charles da Silveira, presidente da FMS. Estamos constantemente avaliando e acrescentando novos serviços a nossa rede e somos a única capital do Nordeste que tem 100% de cobertura na atenção básica, disse Charles Silveira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2327/fms-orienta-como-utilizar-melhor-os-servicos-das-ubs-e-upas