CMAM

Centro que trata crianças com transtorno de aprendizagem realizou mais de 3 mil marcações  

Os dados foram apresentados ao presidente  da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira

Centro que trata crianças com transtorno de aprendizagem realizou mais de 3 mil marcações   

A Prefeitura de Teresina iniciou os atendimentos em abril de 2017 do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM). Serviço pioneiro na região Nordeste, que acompanha de forma multidisciplinar crianças da rede pública municipal com algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Desde quando começaram os serviços até dezembro de 2018 o CMAM já realizou 3.360 marcações, sendo 2.335 para atendimentos médicos. O total de atendimentos terapêuticos somam 12.832, sendo que 180 alunos foram atendidos com terapias. 

Os dados foram apresentados ao presidente  da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira. "Todas as crianças têm direito a aprender. É gratificante informar que a FMS proporciona atendimento multidisciplinar a crianças com dificuldades de aprendizado. Iremos atuar para melhorar cada vez mais o trabalho desse Centro", afirma, informando ainda que o acesso ao Centro ocorre por encaminhamento das escolas da rede municipal. 

“Nossa equipe é multidisciplinar. Composta por administrativos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos neuropediatras e médicos psiquiatras. Todos atendendo nosso público alvo, que são alunos de escola pública, na faixa etária de 5 a 16 anos, com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. Como dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia, transtornos neurológicos (TDAH, distúrbios articulatórios e transtornos emocionais)”, afirma Daniela Escórcio, diretora do CMAM. 

Ela completa ainda que atualmente a Clínica Batista, Universidade Estadual do Piauí, Novafapi, Facid, Faespi/Faeti, Santo Agostinho, Central do SUS, Apada, Integrar e Hospital da Polícia são parceiros na área de oferecer serviços terapêuticos para as crianças atendidas pelo CMAM. “Nós encaminhamos aos parceiros, no último ano, um total de 359 crianças”, diz Daniela. 

O CMAM constitui-se em uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), contribuindo para inclusão educacional e social do aluno com dificuldade de aprendizagem.

Tags:
fms CMAM

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2325/centro-que-trata-criancas-com-transtorno-de-aprendizagem-realizou-mais-de-3-mil-marcacoes