PREVENÇÃO

Coordenação de IST realiza ações preventivas em empresas, bares e casas noturnas

Empresas privadas também foram beneficiadas com palestras educativas e houve distribuição de material de prevenção

 

A Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Fundação Municipal de Saúde realizou, em 2018, várias ações com o objetivo de promover educação em saúde para os diversos segmentos da população sobre uso de preservativos e ampliar o acesso. Além de também manter os profissionais de saúde atualizados quanto aos protocolos de IST’s, realizar testagens e aconselhamentos para HIV em população chave dentre outras campanhas. 

Segundo a coordenadora de IST da capital, Alana Niége, as Organizações Não Governamentais (ONG’s) que atuam na prevenção das ISTs”, também receberam apoio da FMS. Ela lembra  ainda  que foi  realizada a Oficina de Atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatites Virais e IST em geral) para profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Teresina, com a participação de 223 profissionais de saúde. “Fizemos também a publicação da Portaria sobre utilização de testes rápidos para infecção pela sífilis em serviços de saúde (Portaria 118/2018, na DOM do dia 13/07/2018) para facilitar o diagnóstico bem como o tratamento da mesma. Reformulado logística para pedido e distribuição dos testes rápidos para as Unidades Básicas de Saúde e Unidades Hospitalares (atualizando as unidades com a com a nota técnica para o devido fluxo), diz a coordenadora.

 
Este ano, a coordenação de IST da FMS esteve presente nas prévias carnavalescas, carnaval, Teresina É Pop, Cultura Negra e Parada da Diversidade. Empresas privadas também foram beneficiadas com palestras educativas e houve distribuição de material de prevenção na avenida Maranhão, junto aos lavadores de carro. Testagem rápida no Shopping da Cidade (36 usuários atendidos) e em um bordel na zona sul da capital em parceria com a Associação de Prostitutas do Piauí - APROSPI (43 usuárias atendidas), disse Alana Niége. 
  
 As atividades foram realizadas em festas, bares, clubes e eventos  de rua sempre com o objetivo de intensificar as  formas de prevenção as infecções sexualmente transmissíveis. Em 2018 foram distribuídos nas ações da IST 741.400 preservativos masculinos, 24.400 preservativos femininos e 201.400 sachês de gel lubrificantes.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2320/coordenacao-de-ist-realiza-acoes-preventivas-em-empresas-bares-e-casas-noturnas