GESTÃO

Prefeitura e atenção básica assinam termo de compromisso para melhoria da gestão em saúde

Com o intuito de formalizar o compromisso da gestão em prestar um serviço cada vez melhor na atenção básica, a Prefeitura de Teresina promove amanhã (18) a assinatura de um termo de compromisso com as Diretorias Regionais de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da capital. O prefeito Firmino Filho participa da solenidade, que será a partir das 8h no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O termo de compromisso, que tem validade de um ano, elege algumas atividades consideradas essenciais e ações a serem priorizadas pelos gestores da UBS e também das diretorias regionais que as gerenciam. “As ações foram selecionadas com base em indicadores da Programação Anual de Saúde da FMS”, afirma Ayla Calixto, gerente de Atenção Básica da FMS. “Os participantes se comprometem para melhor resultado no alcance das metas relacionadas à gestão”, explica ela.

Para auxiliar neste trabalho, serão lançados também dois guias para direcionar o trabalho das equipes de atenção básica. Eles trazem todas as orientações necessárias para a instrumentalização e aponta um eixo orientador aos profissionais das UBS. Os documentos trazem ferramentas que potencializam o trabalho e seus resultados, estabelecendo diretrizes para a organização do serviço nas atividades administrativas e assistenciais.

Segundo Ayla Calixto, este termo e os  guias vêm com o objetivo de direcionar o olhar da gestão para ações prioritárias e dar condição para as equipes trabalhá-las. Suas premissas básicas são o respeito à vida, à cidadania e ao bem público, a vinculação aos princípios do SUS e ao modelo de gestão integrada dos serviços de saúde, a busca da excelência para todas as ações e a busca constante do aprimoramento do corpo funcional da instituição.

atenção básica

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/232/prefeitura-e-atencao-basica-assinam-termo-de-compromisso-para-melhoria-da-gestao-em-saude