SEGURANÇA DO PACIENTE

FMS realiza workshop sobre higienização das mãos para evitar infecções hospitalares

A higienização das mãos é uma das Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Amanhã (13), a partir das 8h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar o I Workshop sobre Higienização das Mãos, com o objetivo de enfatizar a importância dessa prática por profissionais da saúde para evitar transmissão de infecções no ambiente hospitalar. O evento acontecerá no auditório da Diretoria de Assistência Especializada, localizado na rua Desembargador Freitas, 1599, Centro.

Segundo Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da FMS, a educação permanente contribui para a adoção de medidas corretas pelos profissionais: “A educação é uma ferramenta eficaz para estimular a adesão ao protocolo de higienização das mãos, tendo em vista que propicia conhecimentos. Os profissionais, então, relembram que este é um método eficaz, simples e barato que previne e controla infecções e reduz a transmissão de microorganismos patogênicos”. O I Workshop sobre Higienização das Mãos será conduzido pela médica infectologista Rosânia Oliveira e contará com teste de equipamento moderno que verifica se as mãos estão higienizadas corretamente.

De acordo com Luana Elvas, responsável técnica pelo Núcleo de Segurança do Paciente dos Hospitais, são executadas ações frequentes para garantir a qualidade e a segurança da assistência na rede de saúde municipal: “Todos os hospitais e maternidades da Prefeitura, inclusive o SAMU, possuem Núcleo de Segurança do Paciente atuantes. Neste momento, estamos sensibilizando os profissionais para higienizar as mãos em 5 momentos da assistência à saúde”.

“A higienização das mãos é uma das Metas Internacionais de Segurança do Paciente e os profissionais devem realizá-la antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimentos; após o risco de exposições a fluidos corporais; após o contato com o paciente e após o contato com áreas próximas ao paciente. É importante citar que a lavagem das mãos com água e sabão ou com utilização de álcool em gel não dispensa a utilização de luvas”, finaliza.

fms higienização das mãos

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2307/fms-realiza-workshop-sobre-higienizacao-das-maos-para-evitar-infeccoes-hospitalares