GESTÃO

HUT implanta ferramenta 5S no Pronto Atendimento

A prática do “5S” é um ótimo meio de se obter bons resultados de mudança comportamental

HUT implanta ferramenta 5S no Pronto Atendimento

 

Profissionais do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) iniciaram a implantação da primeira fase do Projeto “Lean nas Emergências”. Nesse primeiro momento está sendo aplicada a ferramenta 5S, que visa manter o ambiente de trabalho organizado, limpo, saudável e seguro. Segundo o coordenador dessa primeira etapa, o enfermeiro Romak Bezerra, a aplicação desse método é imprescindível para que as equipes tenham uma noção geral dos processos de trabalho e consigam tornar os setores mais aptos para uma assistência segura e de qualidade.

“Melhorar o ambiente de trabalho é o primeiro passo para garantir um fluxo adequado para os pacientes e também os profissionais de saúde. Iniciamos a implantação dessa ferramenta no Pronto Atendimento, pois é a porta de entrada do Hospital. Estamos sensibilizando os profissionais sobre a importância do engajamento de todos para o sucesso do Projeto”, destacou Romak.

O termo “5S” provém de palavras que em japonês, começam com S: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE, ou seja, senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina, respectivamente. A prática do “5S” é um ótimo meio de se obter bons resultados de mudança comportamental, principalmente pela transformação que faz nos ambientes de trabalho e o comprometimento que gera nos profissionais envolvidos.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, disse que a aplicação dessa ferramenta promove mudanças positivas no dia a dia dos profissionais e que é uma forma da instituição demonstrar preocupação com seus colaboradores. “A primeira atitude é avaliar nos ambientes de trabalho quais os itens que são realmente necessários. A partir daí, seguindo critérios de utilidade e frequência de uso esses itens são retirados do ambiente. É tudo uma questão de bom senso”, explicou o diretor.

O Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Implementado por meio do Hospital Sírio-Libanês o projeto tem como foco a redução da superlotação de hospitais de urgência e emergência públicos e filantrópicos.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2304/hut-implanta-ferramenta-5s-no-pronto-atendimento