Entrega

Mais de R$ 400 mil foram investidos em reforma de UBS do Bela Vista

Reforma foi entregue à população na manhã de hoje (21).

Mais de R$ 400 mil foram investidos em reforma de UBS do Bela Vista

Com um investimento na ordem de R$ 402.259,29, a reforma da Unidade Básica de Saúde Dr. Durvalino Couto, localizada no bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina, foi entregue pelo prefeito Firmino Filho na manhã desta segunda-feira (21) à comunidade local.

“Se levarmos em consideração entregas de reformas e de novas unidades básicas de saúde contabilizaremos esta UBS do Bela Vista como a 24ª obra entregue por nossa gestão”, falou Firmino Filho.

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, a Prefeitura de Teresina está executando o maior programa de requalificação da atenção básica em saúde da capital. “Não só em termos de estrutura física, mas também na área de recursos humanos. Já convocamos mais de 2.500 aprovados em concurso público para atuarem na área de saúde de Teresina. Também devemos destacar que estamos realizando processo seletivo para a modalidade de regime especial, onde os profissionais serão substitutos de outros que, eventualmente, tenham que se afastar por tempo determinado”, lembrou ele.

A UBS do Bela vista recebeu investimentos do Ministério da Saúde, na ordem de R$268.172,86 e também da Prefeitura de Teresina, que entrou com uma contrapartida de R$134.086,43.

A Unidade Básica teve três consultórios médicos reformados e outro construído; um consultório odontológico reformado e outro construído; uma sala de agentes comunitários de saúde construída; um escovódromo construído; a sala de vacina ampliada; sala de inalação reformada; sala de coleta reformada; sala de curativo reformada; sala de expurgo construída; sala de esterilização reformada; farmácia ampliada; sala de espera construída; sala de marcação de consultas reformada; sala administrativa reformada; auditório ampliado e casa de resíduos construída, além da adaptação da estrutura para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, como construção de rampas e de dois banheiros adaptados.

“Nossa intenção é melhorar cada vez mais o atendimento à população e manter o padrão de qualidade na atenção básica de saúde. Até o final da gestão serão cerca de 70 obras de saúde concluídas, entre construção e reforma”, destaca Luciano Nunes, presidente da FMS.

Todas as obras de reforma e/ou construção de Unidades Básicas de Saúde de Teresina seguem os padrões do Ministério da Saúde. O ministério exige que o ambiente disponha de janelas e áreas de ventilação e sejam claros, com o máximo de luminosidade natural possível. O material de acabamento de tetos, pisos e paredes é impermeável, de fácil limpeza e resistente a processo de limpeza e de desinfecção. Os pisos têm superfície regular, firme e estável, que não provocam trepidação em dispositivos com rodas, além disso, todas as unidades são adaptadas para portadores de necessidades especiais.

ubs reforma ampliação esf atenção básica

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/23/mais-de-r-400-mil-foram-investidos-em-reforma-de-ubs-do-bela-vista