ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Lineu Araújo realiza mais de 141 mil consultas médicas em 2018

O centro oferece atendimento em 37 especialidades de saúde

Lineu Araújo realiza mais de 141 mil consultas médicas em 2018

Consultas, exames, procedimentos e programas especializados. Em Teresina, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo é um espaço de excelência que disponibiliza todos estes serviços gratuitamente pelo SUS. Somente em 2018, foram mais de 141 mil consultas em 30 especialidades médicas.

O Lineu Araújo é um centro ambulatorial especializado, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Trata-se um centro de especialidades que atende pacientes não só de Teresina, como de todo o Piauí”, conta a diretora Mariluce Ferreira. Lá, os usuários do SUS têm acesso a consultas médicas nas áreas de alergologia, angiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia de mão, cirurgia plástica, cirurgia pediatra, clínica médica, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e infantil, proctologia, psiquiatria, reumatologia adulto e infantil e urologia.

O centro oferece ainda sete especialidades não médicas como farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia adulta e infantil social e assistência social. “São 177 médicos e 24 profissionais de saúde em outras especialidades”, informa Mariluce Ferreira. “Estes profissionais, até outubro de 2018, realizaram uma média mensal de 14.125 consultas médicas e 2.108 atendimentos de outras especialidades”, diz ela.

No Lineu Araújo também é possível fazer exames de eletrocardiograma, citologia, colposcopia, biópsia, Raios-X, ultrassonografia, mamografia, e ecocardiografia. Até outubro de 2018 foram 73.233 exames realizados no total, o que dá uma média de 7.323 por mês. Neste mesmo período de tempo, o centro realizou 15.885 procedimentos como curativos, injeção, retirada de ponto, pequenas cirurgias, outras vacinas, procedimentos ortopédicos, neurotomia e aplicações de DIU.

O centro de especialidades abriga ainda um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), dedicado a procedimentos mais complexos que o oferecido nas Unidades Básicas de Saúde, e programas específicos para tratamento de dor, hormônio do crescimento, saúde auditiva (com fornecimento de aparelhos de surdez), fornecimento de bolsas para colostomizados, além do Provida – ambulatório de orientação a pessoas com ideação suicida – e um ginásio para tratamento em fisioterapia para pacientes em pré e pós operatório nas disfunções músculos-esqueléticas, alterações motoras e em pacientes com distúrbios neuro-cinético-funcionais sem complicações.

O Lineu Araújo mantém ainda um ambulatório específico para portadores de diabetes, o Centro de Atenção ao Diabético (CAD). No CAD, o usuário tem acesso a acompanhamento específico para as necessidades da doença, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, nutrição e oftalmologia, além da retaguarda de outras áreas oferecidas nos ambulatórios regulares do Lineu Araújo, como fisioterapia. Entre as diversas especialidades, o serviço realizou um total de 7643 consultas até outubro deste ano.

Para ser consultado no local e ter acesso aos serviços, o usuário precisa de encaminhamento de médico clínico geral da rede pública de saúde. A porta de entrada para consulta com clínico geral são as Unidades Básicas de Saúde, que contam com as Equipes Estratégia Saúde da Família.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2293/lineu-araujo-realiza-mais-de-141-mil-consultas-medicas-em-2018