TODOS CONTRA A DENGUE

Mais 140 militares atuarão no combate ao Aedes aegypti em Teresina

Mais 140 militares atuarão no combate ao Aedes aegypti em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está capacitando hoje (11) e amanhã (12) mais 140 militares para reforçar ainda mais o trabalho de busca ativa de focos do mosquito Aedes aegypti na capital. Desde o último dia 28 de dezembro um grupo de 160 soldados está colaborando com o trabalho dos agentes de endemias de Teresina, atuando na parte relacionada às orientações preventivas, eliminação de criadouros inservíveis e tratamento dos servíveis, seguindo a metodologia preconizada pelo programa de combate à dengue.

“O mosquito pode causar dengue, Chikungunya, e a Zika, que está relacionada a casos de microcefalia em bebês. Todos temos que nos engajar na luta contra esse ser tão pequeno, mas que pode nos derrotar se não tomarmos as providências cabíveis”, disse Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Desde o dia 1º de fevereiro as residências da zona Norte de Teresina estão recebendo visitas dos militares em busca dos focos do Aedes aegypti. “Durante o mês de janeiro, eles percorreram cerca de 30 mil imóveis em 20 bairros da zona Sul da capital”, informou Oriana Bezerra. A região foi a primeira a ser selecionada por possuir os maiores indicadores relacionados aos números de casos de dengue, em comparação a outras zonas.

Próximo sábado, dia 13, é o Dia Nacional de Esclarecimento e haverá uma grande mobilização do Exército Brasileiro como esforço nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. Em Teresina, serão mobilizados cerca de 1.200 militares, que estarão reunidos, a partir das 7h30 da manhã, em frente ao quartel do 25º Batalhão de Caçadores, de onde sairão para diversos pontos da cidade. A tropa irá percorrer estabelecimentos comerciais e áreas de grande circulação, das 8h às 16h, orientando a população quanto aos procedimentos necessários para evitar focos de proliferação do mosquito e distribuindo material informativo. “A FMS disponibilizou material informativo para que os militares realizem a ação”, afirmou Amariles Borba.

Ela lembra ainda que também no sábado a Prefeitura de Teresina dá continuidade à operação Faxina nos Bairros, que percorre a cidade em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Desta vez, serão contemplados os bairros Morro da Esperança (zona Norte), Colorado (zona Sudeste), Monte Castelo (zona Sul) e Porto do Centro (zona Leste). Esta é a sétima edição do evento, que já percorreu 24 bairros da cidade.

Exército Brasileiro fms aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/229/mais-140-militares-atuarao-no-combate-ao-aedes-aegypti-em-teresina