GESTOR SUS

Gestores discutem sistema de marcação de consultas do SUS

Gestores discutem sistema de marcação de consultas do SUS

O sistema Gestor Saúde, gerenciado pela Prefeitura de Teresina, oferta diariamente vagas para que os teresinenses e os 223 municípios do Piauí possam usufruir do atendimento especializado na capital piauiense. Somente entre novembro de 2017 e outubro de 2018 foram registrados mais de 2 milhões de agendamentos de consultas e exames especializados. Nesta quinta-feira(29), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles da Silveira, se reuniu com equipe técnica para discutir o aprimoramento deste sistema.

Durante a reunião, foi colocada à mesa que o Gestor Saúde foi ampliado, em 2017 e passou a realizar também a autorização de internação dos usuários e regulação de leitos hospitalares de Teresina. “Antes, estes procedimentos eram feitos por telefone ou via papel e, agora, pelo sistema online é possível visualizar integralmente a oferta dos leitos, dando maior transparência e controle ao processo de regulação do município”, afirma Vitória Urbano, diretora de regulação da FMS.

O presidente da FMS, Charles da Silveira, avalia positivamente a estrutura do sistema Gestor Saúde: “Trata-se de um dos melhores sistemas de marcação de consulta especializada da região nordeste, que pode vir a ser modelo para outros estados da federação. Neste momento, estamos iniciando um processo de discussão para nortear a nossa tomada de decisões. No início de 2019, iremos realizar medidas que irão conferir maior agilidade e qualidade ao serviço para a população”, afirma.

Segundo Vitória Urbano, diretora de regulação da FMS, a reunião foi produtiva: “O presidente da FMS escutou com muito cuidado os pontos que foram apresentados e se colocou à disposição para contribuir com o nosso trabalho. Ele está dando um suporte muito grande à nossa diretoria. A partir do dia 01/01, vai disponibilizar mais um carro para equipe da informática se deslocar aos pontos de marcação de consulta. Além de tudo isso, ele abraça a proposta de ampliação do sistema gestor saúde”, finaliza.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2278/gestores-discutem-sistema-de-marcacao-de-consultas-do-sus