COMBATE AO MOSQUITO

FMS realiza evento para encerrar Semana Nacional contra o Aedes na capital

Evento é nesta sexta-feira, 30, às 8h, na zona Norte

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza amanhã, 30, ação de encerramento da Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, que acontece de 26 a 30 de novembro em todo o país. A partir das 8h equipes da FMS estarão na Praça da Bíblia, em frente ao Hospital do Mocambinho, cruzamento das avenidas Josípio Lustosa e Prefeito Freitas Neto, zona Norte.

“Vamos promover a prevenção da população da área de abrangência da UBS Vereador Valdinar Pereira no combate e avanço do mosquito da Dengue e outras arboviroses. Assim como também estaremos lembrando aos transeuntes e participantes do Dia Mundial de Combate ao HIV, que será sábado, 1º. Promoveremos o diálogo sobre a importância dos cuidados e atenção à saúde no tocante a infecção do HIV/AIDS norteando os participes no desenvolvimento de um espírito de tolerância social”, afirma Júlia Rocha Santos, do Núcleo de Educação em Saúde (NESC) da FMS.

A Prefeitura de Teresina através, da Fundação Municipal de Saúde, realiza permanentemente as ações do Programa de Controle da Dengue, Zika  e Chikungunya  e outros agravos de notificação compulsória com o objetivo de reduzir os números de casos e óbitos. Estas ações educativas fazem parte da  Educação Permanente em Saúde (EPS/Ministério da Saúde). É uma proposta ética-política-pedagógica que visa transformar e qualificar a atenção à saúde, os processos formativos, as práticas de educação em saúde, além de incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva intersetorial.

Em 2017 a FMS registrou na capital 2.749 casos confirmados de dengue, 2.686 casos confirmados de chikungunya e nenhum caso de zika. Já em 2018, até novembro, formam confirmados 980 casos de dengue, 329 casos de chikungunya e um caso de zika.

“Uma diminuição significativa no números de casos, graças as nossas ações de controle e prevenção as arboviroses”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina. Ela lembra que  1.612.862 imóveis foram inspecionados em 2017, sendo que 107.831 deles foram tratados com larvicida. Um total de 373.440 depósitos eliminados.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2275/fms-realiza-evento-para-encerrar-semana-nacional-contra-o-aedes-na-capital