PREVENÇÃO

Coordenação de DST/AIDS distribui preservativos durante o carnaval

A equipe de DST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará mobilizada durante o carnaval de Teresina distribuindo insumos de prevenção aos foliões. Mais de um milhão de preservativos estão disponíveis para os dias de festa e também para as Unidades Básicas de Saúde e hospitais municipais.

Além de preservativos masculinos, serão também distribuídos 80 mil unidades do tipo feminino e também gel lubrificante. Os profissionais estarão com um estande na avenida Marechal Castelo Branco durante todos os dias de festividade.

Segundo Andrea Fernanda Lopes, coordenadora de DST/AIDS da FMS, o objetivo da campanha é promover a proteção, como priorizado pelo lema escolhido pelo Ministério da Saúde para 2016: “Deixa a camisinha entrar na folia”.

“Queremos intensificar o trabalho de prevenção especialmente entre os jovens, pois dados recentes apontam o crescimento da AIDS em jovens de 15 a 24 anos”, informa a coordenadora. Foi determinado que uma das principais ações deste departamento deve ser o desenvolvimento de atividades educativas e preventivas voltadas para esta faixa etária nas escolas, espaços de encontros, nas grandes festas populares e na mídia.

Além da distribuição da avenida, todos os hospitais municipais estarão abertos com oferta de preservativos masculinos, e todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina também oferecem estes insumos durante todo o ano. “A população pode pegar a quantidade que quiser, sem a necessidade de entrevistas ou trâmites burocráticos”, informa Andrea Fernanda Lopes.

Além disso, se algum evento ou festa carnavalesca quiser camisinhas para distribuir entre seus participantes, basta entrar em contato com a Gerência de Epidemiologia da FMS por meio do telefone 3215-7736 e solicitar o fornecimento.

aids dsts carnaval

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/227/coordenacao-de-dst-aids-distribui-preservativos-durante-o-carnaval