SUS

FMS participa de evento da OPAS que trata dos 30 anos do SUS

Crises de naturezas diversas nos últimos anos estão começando a trazer consequências negativas na saúde da população do Brasil

FMS participa de evento da OPAS que trata dos 30 anos do SUS

Representantes da Fundação Municipal de Saúde de Teresina participam hoje, 27, e amanhã, 28, de evento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília. Na ocasião acontece o lançamento do relatório OPAS: 30 anos de SUS – Que SUS para 2030?.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores do mundo com acesso universal a serviços e ações de saúde. Este está assegurado na Constituição Brasileira como condição de cidadania, fruto do Movimento da Reforma Sanitária. O SUS distingue o desenvolvimento social do Brasil atual e dignifica a todas e todos os brasileiros. “É muito bom estar participando deste avento onde participam os maiores pesquisadores do SUS. Poderemos ver os diversos cenários futuros do SUS em relação a financiamento e modelos assistenciais”, afirma Francisco Pádua, diretor de Atenção Básica em Saúde de Teresina, que está no evento da OPAS.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) considera o SUS uma referência obrigatória de nação comprometida com a universalidade em saúde, de gestão pública participativa e fonte de conhecimentos para a Região das Américas e países de outras latitudes. A estruturação e os resultados do SUS no Brasil são internacionalmente conhecidos e valorados positivamente.

Neste ano comemora-se os 30 anos do SUS em um contexto complexo. Segundo o Portal da Inovação na Gestão do SUS, crises de naturezas diversas nos últimos anos estão começando a trazer consequências negativas na saúde da população do Brasil, sobretudo nas camadas mais vulneráveis. Os repiques da mortalidade infantil e materna em 2016, após anos de queda ininterrupta; a redução da cobertura vacinal para algumas  enfermidades imunopreveníveis; os surtos de febre amarela e sarampo; e o aumento da incidência de doenças transmissíveis como a malária e a sífilis congênita, são alertas sobre as vulnerabilidades pela qual passa o sistema de saúde.

No evento de lançamento do relatório OPAS: 30 anos de SUS – Que SUS para 2030? Estão sendo abordados os Cenários e Desafios após 30 anos de SUS; Avanços e Desafios para o fortalecimento das capacidades humanas do SUS; Atenção Primária Forte: Estratégia central para sustentabilidade do SUS e o Papel do SUS no enfrentamento das velhas e novas ameaças à saúde.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina participa do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde (APS Forte) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que promove intercâmbios de experiências em iniciativas bem-sucedidas na área.

O projeto, que conta ainda com a participação de cidades como Brasília e Porto Alegre, faz o acompanhamento e a sistematização das transformações que estão ocorrendo na saúde destas localidades. “Os municípios participantes conhecem como estão estruturadas as redes de saúde uns dos outros, podendo assim aprender e até replicar experiências consideradas exitosas”, explica Francisco Pádua.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2266/fms-participa-de-evento-da-opas-que-trata-dos-30-anos-do-sus