AVANÇO TECNOLÓGICO

Todas as farmácias das unidades de saúde de Teresina são informatizadas

O Hórus é o sistema de gerenciamento e qualificação da assistência farmacêutica

Todas as farmácias das unidades de saúde de Teresina são informatizadas

Teresina conta agora com todas as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) informatizadas. O sistema Hórus, cuja implementação foi concluída esta semana pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), permite um maior controle nos estoques, maior confiabilidade nas informações transmitidas e transparência na comunicação com o Ministério da Saúde.

O Hórus é o sistema de gerenciamento e qualificação da assistência farmacêutica, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O sistema conecta diretamente as UBS com a Gerência de Farmácia, que em Teresina é responsável pelo abastecimento na Rede Básica de saúde com medicamentos, materiais médico-hospitalares e materiais odontológicos. “Com a informatização, as Unidades realizam a dispensação de medicamentos ao usuário via sistema, o que permite gerar um histórico de recebimento de medicamentos na rede para cada usuário, podendo auxiliar no acompanhamento do tratamento dos pacientes”, explica Juliana Lima, gerente de Farmácia FMS.

A gerente enumera os benefícios do sistema, que para a gestão representa um avanço no controle de estoque de medicamentos das UBS. “Pelo fato da dispensação ser realizada via Cartão SUS do paciente, é possível verificar se ele já recebeu o medicamento em outra Unidade anteriormente”, diz. “Para os profissionais, há um aumento de segurança na dispensação, tendo em vista que ao alimentar os dados posológicos no sistema de acordo com a prescrição, o sistema automaticamente informa a quantidade exata a ser fornecida para o tratamento do paciente”, completa a gerente.

A Gerência de Assistência Farmacêutica da FMS é o setor técnico responsável pelo Ciclo da Assistência Farmacêutica que engloba o planejamento, recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos, material médico-hospitalar e produtos médico-odontológicos para as Unidades Básicas de Saúde sob a responsabilidade da FMS.

A distribuição de medicamentos e materiais para atendimento das Unidades Básicas de Saúde é realizada por solicitações e rotas mensais. Cada ponto de atendimento solicita, em caráter mensal, a demanda de medicamentos e materiais necessários para suprir sua necessidade.

Gerência de Farmácia fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2261/todas-as-farmacias-das-unidades-de-saude-de-teresina-sao-informatizadas