ATIVIDADE FÍSICA

Academia do Planalto Uruguai mantém grupo de incentivo à atividade física

A atividade acontece todos os dias pela manhã

Academia do Planalto Uruguai mantém grupo de incentivo à atividade física

 

Promoção de qualidade de vida é o objetivo do Grupo de Práticas Corporais da Academia de Saúde Pedro de Sousa Rocha, vinculado à Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai. Todos os dias, às 8h da manhã, uma média de 25 pessoas de todas as idades participam de um aulão de ginástica, com orientações em saúde e acompanhamento individual.

 

O grupo é aberto à comunidade em geral, e para participar basta comparecer à UBS portando o cartão SUS. Eles passam por uma avaliação física e começam a participar das atividades, que são adaptadas individualmente de acordo com as capacidades e restrições de cada um. “Como nossa única limitação é que os participantes sejam maiores de 18 anos, temos um grupo muito heterogêneo, entre idosos e pessoas jovens. Então a gente procura dentro das atividades desenvolvidas contemplar todos esses usuários e fazer de forma que eles tenham o maior ganho possível dentro do tempo e aula”, explica a educadora física Roberta Pompeu.

 

Durante a semana, as atividades são divididas por dias mais intensos e moderados. Na sexta-feira, são promovidas atividades recreativas, terapias holísticas e orientações em saúde, bem como acompanhamentos de fisioterapia, psicologia e nutrição pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) conforme a demanda de cada um. Segundo Roberta Pompeu, o grupo tem por objetivo ir além da melhoria na condição física e promover toda uma mudança de hábitos de modo a alcançar uma maior qualidade de vida.

 

“O que a gente vem sentindo de feedback é que eles estão sim melhorando a qualidade de vida, como por exemplo os idosos que estão conseguindo realizar suas atividades de forma eficiente ou menos dependentes do que eram antes”, diz a educadora física.

 

Maria Bartoloméa Sena é conhecida por falar muito e fez muitas amizades no grupo, e considera os três dias por semana em que frequenta a academia um bom momento para “arejar a mente”. A dona de casa de 58 anos conta que sentia muitas dores no corpo em razão de artrose, que diminuíram muito graças à atividade física. “Eu vim para melhorar a saúde e me sinto muito bem aqui”, relata. Já outra paciente, Maria de Nazaré Andrade de 60 anos, enumera melhorias no sono, bem-estar e controle da hipertensão nos sete meses que frequenta a academia.

 

Para a coordenadora da UBS Planalto Uruguai, Luciene Ribeiro, a iniciativa de se trabalhar a parte física se torna pertinente devido à grande quantidade de idosos que frequentam a unidade. “Na maioria das vezes eles são ociosos, depressivos, e aqui eles encontram não só a atividade física como também a interação com outros participantes e fazem amizades. A gente promove atividades de forma a criar toda uma integração, que para eles funciona como uma terapia”, finaliza a coordenadora.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2249/academia-do-planalto-uruguai-mantem-grupo-de-incentivo-a-atividade-fisica