COMBATE AO MOSQUITO

Prefeitura e lideranças comunitárias se aliam no combate ao mosquito Aedes aegypti

Prefeito reuniu lideranças na zona Leste para uma conversa com profissionais da FMS

O combate ao Aedes aegypti é uma ação que deve ser incorporada ao nosso dia a dia e uma de suas principais armas é a educação. Para garantir que esta informação chegue a todos, o prefeito Firmino Filho reuniu ontem (04) lideranças comunitárias da zona Leste para uma conversa com profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Foi feita uma abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti, esclarecimentos sobre dengue, zika, chikungunya, e o plano de ação de combate ao problema. Com este momento de diálogo, espera-se que as lideranças se tornem multiplicadoras e levem o conhecimento a todos os moradores de suas regiões. “Estamos pedindo colaboração para que a nossa mensagem chegue a todas as pessoas e para mantermos não só nossas residências limpas, como também os espaços públicos e coletivos”, esclarece Francisco Pádua, presidente da FMS.

O prefeito Firmino Filho pediu aos participantes uma atenção redobrada ao que está acontecendo não apenas em Teresina, como também no país e no mundo. “O Aedes aegypti tem causado danos irreparáveis para a saúde das pessoas. Só no Piauí já são 103 casos de microcefalia, em Teresina são 45 casos relacionados ao Zika vírus, que é transmitido pelo Aedes. Nós aprendemos que o risco da dengue não era tão grande. Mas as regras do jogo mudaram e é importante estarmos conscientes disso”, alerta o prefeito.

Na oportunidade, a diretora do Hospital do Promorar Sandra Marina Gonçalves apresentou o projeto “Meu bairro sem dengue”, realizado na região do Parque Piauí. “O controle da proliferação do Aedes aegypti depende do poder público, mas depende também da adesão popular. Na nossa região, por exemplo, contamos com o apoio do Conselho de Saúde local, escolas, universidades e conseguimos mobilizar todos”, relata ela. Na época da realização do projeto, o lixo do bairro diminuiu consideravelmente e houve uma redução de mais de 70% nas internações hospitalares por dengue.

As lideranças se mostraram receptivas e prontas a colaborar. “Já fazemos um trabalho de conscientização das pessoas informando da necessidade de manterem o nosso bairro, que é o local onde convivemos, limpos. E a partir de agora vamos fortalecer esse trabalho”, afirma o líder comunitário Chagas Bispo. “É a nossa saúde que está em jogo e não podemos brincar”, finaliza ele.

A Prefeitura de Teresina tem intensificado suas atividades de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Todos os sábados, é realizada a Faxina nos Bairros, para diminuir os focos nas residências. Além disso, o Exército Brasileiro está contribuindo nesta luta, por meio do trabalho em parceria com os agentes de endemias nas vistorias domiciliares.

reunião aedes aegypti zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/224/prefeitura-e-liderancas-comunitarias-se-aliam-no-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti