COMBATE AO MOSQUITO

Porto Centro e Palitolândia recebem mutirão de limpeza neste sábado (17)

A Faxina tem por objetivo evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti

Os bairros Porto Centro (zona Leste) e Palitolândia (região do Angelim, zona Sul) serão os locais do mutirão de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina. A Faxina nos Bairros, que acontece neste sábado (17) a partir das 8h, tem por objetivo evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

A ação é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). No Porto Centro, o ponto de partida será no Mercadinho do cruzamento entre as ruas Senador Mendonça Clark e Deolindo Moura. O quadrante percorrido é o formado pelas pela Avenida Presidente Kennedy e as ruas Jornalista Joel Silveira, Luis Lopes Sobrinho e Deputado Sebastião Leal. Na Palitolândia, o ponto de encontro será na Igreja Católica Santa Rita De Cassia. O quadrante percorrido é aquele formado pela Rua Dourado, Rua Plataforma, Rua Curimatá e Rua Apóstolo Simão.

A Faxina é fruto da colaboração entre setor público e comunidade na recolhida do lixo doméstico, que tem potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti. “Durante a semana, as equipes avisam os moradores de dois bairros da cidade para fazer uma limpeza em sua casa e depositar na calçada todo o lixo doméstico, que será recolhido no sábado por um caminhão de limpeza. Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, lembra Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde.

Também no sábado acontece uma mobilização educativa, em que os profissionais da FMS percorrem as casas com orientações de prevenção à dengue, zika e chikungunya, suas sequelas e como evitar os focos do Aedes aegypti dentro de suas casas e vizinhança.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2239/porto-centro-e-palitolandia-recebem-mutirao-de-limpeza-neste-sabado-17