NOVEMBRO AZUL

Câncer de próstata é tema de palestra para servidores do HUT

Durante a palestra Dr. Hamilton falou também sobre os índices de incidência da doença

Câncer de próstata é tema de palestra para servidores do HUT

 

Em alusão ao Novembro Azul, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) promoveu hoje, 14, uma palestra sobre a saúde do homem e o câncer de próstata. A intenção foi sensibilizar o público masculino do Hospital sobre a importância de um diagnóstico precoce do câncer de próstata. Dr. Hamilton Mourão, urologista do HUT e palestrante, explicou que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens ficando atrás somente dos tumores de pele e que a visita ao médico deve acontecer a partir do 50 anos.

“Quando se tem caso de câncer na família a procura pelo urologista deve acontecer mais cedo, aos 45 anos. Os homens não tem muito cuidado com a saúde e isso é cultural. Na sua fase inicial o câncer não apresenta sintomas. Quando os sintomas começam a aparecer 95% dos casos já estão em fase adiantada e a possibilidade de cura fica bastante reduzida. Não é possível prevenir a doença, mas podemos diagnosticá-la precocemente aumentando assim as chances de cura para mais de 90%”, destacou o médico.

Durante a palestra Dr. Hamilton falou também sobre os índices de incidência da doença. Segundo ele a cada 40 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata. “20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados já em estágio avançado e 25% dos portadores desse tipo de câncer acabam morrendo. Temos cerca de 70 mil casos por ano”, ressaltou.

Para diagnosticar a doença é preciso fazer um exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Porém, cerca de 20% dos casos são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O tratamento depende de vários aspectos e só pode ser definido pelo médico especialista.

Tags:
hut fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2235/cancer-de-prostata-e-tema-de-palestra-para-servidores-do-hut