PALESTRA

Maternidade orienta gestantes e mães sobre os cuidados com bebês prematuros

São considerados prematuros os recém-nascidos de idade gestacional abaixo de 37 semanas.

Maternidade orienta gestantes e mães sobre os cuidados com bebês prematuros

 

Em alusão à semana do prematuro e ao Dia mundial da prematuridade (17 de novembro), a Maternidade Wall Ferraz promoveu hoje (14) uma manhã de confraternização com gestantes, puerpéras, pais e acompanhantes da comunidade, para conversar sobre os cuidados com bebês nascidos prematuros.

 

São considerados prematuros os recém-nascidos de idade gestacional abaixo de 37 semanas. Em Teresina, de 1º de janeiro até o dia 05 de novembro deste ano, 85 crianças prematuras nasceram de mulheres residentes em Teresina. No mundo, nascem 15 milhões de prematuros todo ano e no Brasil são 340 mil crianças, numa média de 931 por dia e 6 bebês prematuros a cada 10 minutos.

 

A programação contou com uma missa e uma palestra sobre cuidados com o recém-nascido e a participação paterna. O enfoque foi para o método canguru, que trabalha o contato mãe-bebê prematuro para reduzir o tempo de permanência na unidade neonatal e resgatar o vínculo que foi perdido pelo bebê ter sido separado da mãe em ocasião de suas condições clínicas. “O método ajuda na prevenção de infecções hospitalares no bebê, e com o contato pele a pele a gente promove um melhor controle térmico e promoção do aleitamento materno, além de melhorar a qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recémnascido”, comenta a diretora Mércia Cassandra.

 

A Maternidade Wall Ferraz atende a política de humanização do Ministério da Saúde e a Portaria 930/2012, que organiza a atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave no Sistema Único de Saúde (SUS). “A maternidade disponibiliza não só ao recém-nascido como também para a família uma equipe multiprofissional, para os cuidados e tratamento no período da internação e acompanhamento após a alta direcionado aos cuidados progressivos”, informa Mércia Cassandra.

 

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2234/maternidade-orienta-gestantes-e-maes-sobre-os-cuidados-com-bebes-prematuros