AEDES AEGYPTI

Militares começam visita a bairros da zona Norte

Eles estarão no bairro Santa Maria até o dia 04

A partir de hoje (01) a zona Norte está recebendo visitas dos militares em busca dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho começou pelo bairro Santa Maria, onde eles estarão até o dia 04 (quinta-feira).

O grupo de 160 soldados está colaborando com o trabalho dos agentes de endemias da Fundação Municipal de Saúde (FMS) desde o último dia 28 de dezembro. “Durante o mês de janeiro, eles percorreram cerca de 30 mil imóveis em 20 bairros da zona Sul da capital”, informa Oriana Bezerra. A região foi a primeira a ser selecionada por possuir os maiores indicadores relacionados aos números de casos de dengue, em comparação a outras zonas da capital.

Para esta segunda etapa, que segue por todo o mês de fevereiro, está prevista a visita a 13 bairros da zona Norte e também Centro de Teresina. Os militares foram capacitados para atuar na parte relacionada às orientações preventivas, eliminação de criadouros inservíveis e tratamento dos servíveis, seguindo a metodologia preconizada pelo programa de combate à dengue.

A ação faz parte do Plano Emergencial e Intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypti e as ocorrências relacionadas ao vetor, estabelecido pela Prefeitura de Teresina, que prioriza ações de limpeza e educação para evitar a proliferação dos focos do inseto.

Associado ao trabalho dos militares e agentes de endemias, está sendo realizada todos os sábados a “Faxina nos Bairros”, que já visitou 24 bairros de Teresina. A operação consiste no recolhimento de todo e qualquer material que possa se transformar em foco do mosquito das casas e quintais. O trabalho tem continuidade neste sábado (06), nos bairros Morro da Esperança, na zona Norte; Macaúba, na zona Sul; Porto do Centro, na zona Leste; e Colorado; na zona Sudeste.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/222/militares-comecam-visita-a-bairros-da-zona-norte