UBS Poty Velho prepara gestantes para cuidados na gravidez e pós-parto

UBS Poty Velho prepara gestantes para cuidados na gravidez e pós-parto

Mais de 20 mulheres estão participando da Semana da Gestante da Unidade Básica de Saúde (UBS) Poty Velho, que está promovendo um curso sobre cuidados na gravidez e pós-parto. A atividade segue até a manhã de sábado (10), com um ensaio fotográfico das futuras mães no Encontro dos Rios.

O curso, que é realizado duas vezes ao ano, aborda vários tópicos de interesse das gestantes, como seus direitos e deveres, importância do pré-natal, planejamento reprodutivo, amamentação, saúde bucal e cuidados com os bebês. Ela puderam ainda conversar com uma doula, que deu orientações sobre o trabalho de parto e a importância dos exercícios antes e depois de dar à luz, e participaram de uma roda de cantigas de ninar. Amanhã (09), elas irão visitar a Maternidade do Buenos Aires, que é a referência para a área.

De acordo com a enfermeira Edna Albuquerque, 22 mulheres estão participando do curso, das quais 15 serão fotografadas no ensaio. “Estamos dando prioridade àquelas que estão no último trimestre, porque a barriga está mais evidente, e as outras vão participar no próximo semestre”, explica Edna Albuquerque.

As três equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Poty Velho estão unidas na ação. Edna Albuquerque explica que o objetivo é a troca de experiência entre a equipe e a gestante “Queremos ter essa conversa com elas, mostrando a importância de se fazer o pré-natal, de todo um cuidado preventivo e de promoção à saúde antes dela engravidar, durante o processo da gravidez e no pós-parto”, diz.

“Tudo para mim é uma novidade, porque quando minha primeira filha nasceu há 15 anos eu não tive o que hoje estou tendo de conhecimento”, comenta Cássia Kelly de Oliveira, grávida de gêmeos. “Eu adorei a aula da doula, não sabia que podia ter tanta coisa, e agora que são dois bebês eu fico ainda mais empolgada”, alegra-se a gestante, que está no terceiro mês. A oportunidade de aprender também foi o que trouxe Maria Laura Santos para o curso, mesmo já tendo participado há um ano e meio, quando teve seu primeiro filho. “Eu aprendi muito aqui. Na época, como eu já sabia os primeiros sinais de parto, eu já fui para a maternidade muito mais calma”, relatou.

Pré-natal

A UBS Poty Velho segue o protocolo de acompanhamento das gestantes de acordo com sua classificação de risco: o pré-natal nos casos de baixo e médio risco é feito exclusivamente na unidade, com médico e enfermeiro, enquanto os casos de alto risco são acompanhados pela UBS em parceria com a Maternidade Evangelina Rosa.

Quando a mulher suspeita da gravidez basta procurar a equipe Estratégia Saúde da Família, que vai solicitar os exames e fazer os encaminhamentos necessários, em um trabalho integrado entre médico, enfermeiro e odontólogo. “Se ela já traz o comprovante de que está grávida, a gente encaminha para o dentista, passa o ácido fólico e encaminha para a sala de vacina”, explica Edna Albuquerque.

Na oportunidade, é feito ainda o pré-natal masculino, quando o companheiro é convidado para acompanhar a grávida e o médico solicita exames para ver como está sua saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2218/ubs-poty-velho-prepara-gestantes-para-cuidados-na-gravidez-e-pos-parto