REUNIÃO

FMS e SESAPI discutem medidas para aperfeiçoar o SUS

O objetivo é promover a aproximação entre os gestores e discutir medidas para aperfeiçoar o SUS

FMS e SESAPI discutem medidas para aperfeiçoar o SUS

Com vistas a promover a aproximação entre os gestores e discutir medidas para aperfeiçoar o SUS, o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles da Silveira, foi ao encontro do Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Florentino Neto, hoje (07). Na oportunidade, Charles da Silveira citou que a Prefeitura de Teresina tem destinado mais de 30% da sua receita para cobrir gastos com ações e serviços de saúde e que o Município fará levantamento de dados para viabilizar a reorganização administrativo-financeira nesta área.

O presidente da FMS, Charles da Silveira, relatou os objetivos da visita à sede da SESAPI: "Estive com o secretário Florentino para que possamos dialogar, de maneira permanente, na busca de soluções e no enfrentamento às dificuldades para melhorar o sistema público de saúde de Teresina e, obviamente, do estado do Piauí", afirma. Posteriormente, ele realizou visita as Unidades Básicas de Saúde, localizadas no Mama Mia e Povoado Soinho, zona rural da capital.

Durante a reunião, foi abordada também a importância da revisão da PPI (Programação Pactuada Integrada), documento que define onde serão prestados os serviços especializados do SUS no Piauí e o seu financiamento a quem está efetivamente prestando o atendimento. Além disso, discutiram sobre medidas que evitam a judicialização da saúde e a importância de repensar as estruturas dos processos licitatórios para otimizar o trabalho desenvolvido nesta área.

Para o Florentino Neto, secretário de saúde do estado do Piauí, o encontro foi proveitoso: " O professor Charles fez esta visita de cortesia, na qual apresentou a sua intenção de trabalhar em conjunto com a SESAPI e demais municípios, porque o SUS, na minha visão e na dele, é um sistema único, público, e devemos trabalhar visando diminuir as fronteiras entre as instituições, aproximá-las para que a gente possa avaliar as ações de cada um e aperfeiçoar o sistema de saúde", conta.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2217/fms-e-sesapi-discutem-medidas-para-aperfeicoar-o-sus