Maternidades municipais são bem avaliadas pelo Ministério da Saúde

O atendimento foi classificado com nota entre 50 a 75

Maternidades municipais são bem avaliadas pelo Ministério da Saúde

A assistência prestada às gestantes e aos recém-nascidos em Teresina é considerada boa, segundo avaliação do Ministério da Saúde (MS),que realizou visita nas Maternidades Wall Ferraz, Satélite e Promorar. O atendimento foi classificado com nota entre 50 a 75. Para apresentar estes resultados e discutir propostas de ações para aprimoramento do serviço da Rede Cegonha, representantes do MS realizaram reunião nesta terça-feira (06).

As visitas às maternidades ocorreram em 2017 e, na avaliação, foram verificados cinco requisitos principais, entre os quais o acolhimento na obstetrícia, boas práticas na atenção ao parto e nascimento; monitoramento do cuidado e vigilância da mortalidade materna e neonatal; gestão participativa compartilhada e, ainda, ambiência. Cada diretriz foi subdivida em 17 dispositivos.

Segundo Iris Amaral, gerente de Assistência Especializada da FMS, o evento é uma oportunidade para aperfeiçoar o sistema. “É um momento ímpar, no qual estão reunidos gestores, profissionais das maternidades e representantes do Ministério da Saúde. Com a apresentação do resultado do monitoramento, será possível enaltecer as boas práticas na atenção ao parto e ao nascimento e aperfeiçoar itens não considerados bons”, finalizou.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2215/maternidades-municipais-sao-bem-avaliadas-pelo-ministerio-da-saude