CIRURGIAS

SUS Teresina participa de projeto para diminuir fila de espera de cirurgias eletivas

Projeto do Ministério da Saúde realizará mutirões em mais de 30 municípios

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina, através da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde na capital, está participando do projeto 'Cirurgia Eletiva - reduzindo filas e ampliando acesso' do Ministério da Saúde. Projeto que destinará R$ 716 mil para que diminua a fila de espera de cirurgias gerais dos municípios entre Rios.

"Como gestor pleno, vamos gerenciar os mutirões de cirurgias de 33 municípios, que encaminharão os pacientes para realizarem as cirurgias em hospitais da capital", explica Clara Francisca Leal, gerente de Regulação Hospitalar da FMS.

Ela acrescenta ainda que a existência de filas para cirurgias eletivas é algo que acontece em todo o território nacional. "Esse projeto do Ministério da Saúde existe justamente por causa desta demanda. Eles oferecem incremento financeiro no valor do procedimento cirúrgico como forma de incentivar os Estados e municípios a se organizarem realizando mutirões para determinadas cirurgias. No nosso caso, como gestor pleno, estamos contemplados com um incremento que nos possibilita nos meses de novembro e dezembro deste ano realizarmos 342 mil cirurgias de catarata, além de também termos incremento financeiro para realizarmos outras cirurgias, como abdominais, pediátricas e ortopédicas. Àquelas elencadas pelo Ministério da Saúde dentro do projeto", expõe Clara Leal.

As pessoas que terão acesso a essas cirurgias eletivas já estão em fila de espera nos hospitais dos 33 municípios entre rios e serão encaminhadas por essas unidades de saúde para que participem dos mutirões. Os municípios entre Rios contemplados são: Nazária, Alto Longá, Coivaras, Miguel Alves, Altos, José de Freitas, Lagoa Alegre, Teresina, União, Pau D' arco do Piauí, Beneditinos, Curralinhos, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Agricolândia, Água Branca, Amarante, Angical do Piauí, Barro Duro, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Lagoinha do Piauí, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Regeneração, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí e São Pedro do Piauí.

cirurgias eletivas fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2214/sus-teresina-participa-de-projeto-para-diminuir-fila-de-espera-de-cirurgias-eletivas