REFORMA

FMS realiza ações de melhorias no SAMU em Teresina

Reforma, novos equipamentos, veículos e capacitação dos servidores estão entre as ações

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou, nos últimos meses, várias ações positivas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina que possibilitaram a melhoria do atendimento ofertado à população. Entre elas, se destacam a reforma do prédio e também o cumprimento a uma série de exigências do Ministério da Saúde que acarretou na qualificação das ambulâncias e no aumento do repasse financeiro federal ao Serviço.

De acordo com o presidente da FMS, Charles da Silveira, a reforma do prédio do SAMU trará benefícios aos profissionais e à população e a previsão é de que seja concluída em fevereiro de 2019: “Esta reforma está cumprindo as normas regulamentadoras da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde e, após a conclusão, irá possibilitar melhor qualidade no trabalho desenvolvido pelos profissionais ali lotados.”, afirma.

Segundo Francina Amorim, diretora geral do SAMU, houve também a renovação de toda a frota de ambulâncias e a expansão da frota de motolâncias: “Tínhamos 2 motos e agora são 4, que ficam distribuídas na cidade e agilizam o atendimento dos pacientes, principalmente daqueles acometidos por agravos agudos (tempo-dependentes). Se houver necessidade de remoção, as ambulâncias são acionadas”, afirma.

Ela explica ainda que, recentemente, foram adquiridos rádios e repetidoras digitais: “Os profissionais da Central de Regulação se comunicam, via rádio, com as equipes das ambulâncias e temos registro de interferências neste sistema de radiofrequência devido à utilização de repetidora analógica. Então solicitamos à FMS a compra desses equipamentos digitais e agora só estamos aguardando a instalação. Isso trará benefícios imensuráveis ao Serviço”, conta.

Outra melhoria apontada foi a adequação dos pontos de apoio: “Cada ambulância é responsável por cobrir uma determinada área, que abrange vários bairros e vilas. Por     questão estratégica, estas unidades ficam distribuídas na cidade em pontos de apoio, locais que foram recentemente estruturados pela FMS para atender as normas do Ministério da Saúde e proporcionar bem-estar aos profissionais”, finaliza ela.

Segundo Laurimary Caminha, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, o órgão também tem seguido o cronograma de capacitações: “Realizamos cursos permanentes dos profissionais socorristas para cumprir às exigências do Ministério da Saúde e, sobretudo, porque valorizamos a educação como meio de garantir um adequado atendimento às urgências clínicas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas”, afirma.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2211/fms-realiza-acoes-de-melhorias-no-samu-em-teresina