PET - SAÚDE

Projeto de integração entre ensino e serviço de saúde da FMS é aprovado

Foi aprovado o projeto da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para as ações do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade), em parceria com a Universidade Federal do Piauí. O resultado garante a estrutura para a implementação de atividades de integração ensino-serviço-comunidade utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional em Saúde com foco no desenvolvimento do SUS.

A diretora de Planejamento da FMS, Samia Barros, explica que o projeto dá sequência ao trabalho já desenvolvido pela FMS com o projeto PETI Saúde GraduaSUS. "Ele tem uma execução de dois anos para trabalharmos essa estratégia educacional da interprofissionalidade, uma discussão de vários olhares para qualificar as ações", explica. Com ações nos cursos de medicina, farmácia, servico social, nutrição, educação física, odontologia, entre outros, a proposta é unir os vários saberes para melhorar as práricas de saúde do sus e a própria formação profissional na universidade.

Projeto

O PET-Saúde, edição Interprofissionalidade, é a nona edição do Programa e consiste em uma proposta inovadora promovida pela SGTES/MS com a finalidade de dar continuidade à promoção de iniciativas para o fomento de processos de integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde. Para essa edição, priorizou-se o tema da Educação Interprofissional (EIP), sendo uma abordagem reconhecida pela Organização Mundial da Saúde com comprovada capacidade para melhorar a qualidade dos sistemas de saúde, tornando os serviços de saúde mais resolutivos, a partir do desenvolvimento de práticas profissionais mais colaborativas.

Aproximadamente 200 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas sem fins lucrativos e secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país submeteram propostas. Como resultado final, 120 projetos foram selecionados.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2210/projeto-de-integracao-entre-ensino-e-servico-de-saude-da-fms-e-aprovado