PARTO HUMANIZADO

Maternidade do município utiliza técnica mexicana para aliviar as dores do parto

A técnica utiliza uma peça de vestimenta feminina para a realização de massagens

Um tecido pode contribuir para um trabalho de parto com menos dor e mais conforto. Trata-se da técnica rebozo, que está sendo utilizada no Centro de Parto Normal da Maternidade do Buenos Aires.

Segundo a enfermeira Ana Claudia Resende, a técnica consiste na utilização de uma peça de vestimenta feminina mexicana – o rebozo – para fazer massagens em gestantes no momento do parto. “São utilizadas técnicas de relaxamento para a musculatura das costas, que estão sobrecarregadas com o peso da barriga, e também na região pélvica, em que os músculos estão todos sobrecarregados, no intuito de relaxar e facilitar o parto”, explica a enfermeira. “Além disso, o rebozo também pode ser usado para reposicionar o bebê dentro da barriga e deixá-lo na posição ideal para nascer”, diz.

As massagens têm o intuito de amenizar o sofrimento do trabalho de parto, transformando o processo, tido como doloroso, em um momento marcante de forma positiva. Sua eficácia é comprovada por Pâmella Fernandes, de 23 anos, teve o auxílio do rebozo em seu trabalho de parto. “Essa técnica foi fundamental para aliviar as dores que estava sentindo. Principalmente pra aliviar o peso da barriga, quando elas suspendiam com o rebozo, me fazia relaxar um pouco”, relata a mãe do pequeno Pedro. “Com os movimentos no quadril, ele me fez direcionar as dores e os puxos para o Pedro poder nascer mais rápido. Essa técnica é maravilhosa, toda gestante deveria ter o prazer de experimentar”, afirma ela.

Com o objetivo de promover um parto humanizado, o Centro de Parto Normal da Maternidade do Buenos Aires se vale de todas as ténicas não-farmacológicas possíveis para aliviar a dor das gestantes, como música, água morna e acessórios como a bola e o cavalinho. “A mulher está vivendo um momento especial da sua vida, e nós queremos ele seja lembrado como um momento de muito amor, de conforto e de carinho”, diz Ana Claudia Resende.

O Rebozo (palavra que vem da expressão em espanhol “rebozar”, que significa “cobrir-se”) é uma técnica mexicana que foi expandida para o mundo pela parteira Naoli Vinaver. A peça de vestuário originalmente era usada para a mulher se cobrir e carregar seu bebê, e com o tempo a peça passou a ser utilizada em ténicas de relaxamento na gravidez, parto e pós-parto.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2193/maternidade-do-municipio-utiliza-tecnica-mexicana-para-aliviar-as-dores-do-parto