FMS leva serviços de saúde para o Criança Feliz neste sábado (27)

Saúde bucal e prevenção é o foco do evento

Neste sábado (27), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) levará serviços ao Parque da Cidadania, no evento Criança Feliz. A atividade, que começa às 17h, é uma parceria entre a TV Clube e diversas instituições.

O Núcleo de Educação em Saúde (NESC) estará presente com seu espaço criança, que conta com cadeiras infantis, lápis de cor e desenhos ilustrativos em que elas vão poder fazer pinturas, recortes, desenhos e montagens com material educativo de educação em saúde. A prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como zika, dengue e chikungunya, terão foco especial. Para isso, está disponível um estande com material educativo sobre o tema, em que são distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades.

Segundo Júlia Santos, coordenadora de Educação em Saúde da FMS, o objetivo da ação é levar orientações para conscientizar a população sobre o perigo do mosquito por meio das crianças que estarão no evento. "Queremos, de forma lúdica, fazer com que os pequenos internalizem desde cedo sobre o combate aos criadouros do Aedes aegypti", diz. "Elas costumam ser nossas aliadas em propagar as informações de prevenção em saúde junto à familiares e comunidade, já que aprendem muito rápido".

Os adultos por sua vez terão à sua disposição orientações sobre doenças como tuberculose, hanseníase, arboviroses e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Além disso, a equipe estará fazendo atualização das cadernetas de vacina das crianças e adultos.Estará presente também uma equipe de saúde bucal, com orientações na área para os pequenos e distribuição de escovas de dente.

Com o slogan 'Pensando grande pelos nossos pequenos', o Criança Feliz tem como objetivo oferecer os melhores serviços para a população piauiense, de forma gratuita. O evento vai contar com 90 parceiros e com mais 150 serviços gratuitos oferecidos para a população.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2185/fms-leva-servicos-de-saude-para-o-crianca-feliz-neste-sabado-27