DIÁLOGO

Saúde bucal no SUS é tema de conversa entre FMS e Universidades

O objetivo é explicar o funcionamento do SUS na área de odontologia para os futuros profissionais

Saúde bucal no SUS é tema de conversa entre FMS e Universidades

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está participando de rodas de conversa com estudantes de odontologia de faculdades da capital, em uma troca de informações e ideias sobre o serviço de saúde bucal na rede pública. A ação teve início com estudantes da Universidade Federal do Piauí seguido de reunião com alunos de faculdade privada na capital.

Segundo o gerente de Saúde Bucal da FMS, Giovanni Telmo, o objetivo é explicar o funcionamento do SUS na área de odontologia para os futuros profissionais. “Os estudantes têm curiosidade sobre a organização do serviço, sobre a complexidade que é organizar o processo de trabalho como um todo. Como é o serviço em gestão voltado para odontologia, o que é norteado sobre a Política Nacional de Saúde Bucal, quais as dificuldades encontradas no gerenciamento de um serviço odontológico, são alguns dos pontos que nós esclarecemos”, diz o gerente.

O resultado, segundo Giovanni Telmo, tem sido positivo. “São momentos muito construtivos em perspectiva de ideologia, e eu acredito que a sociedade como um todo ganha em conhecimento e esclarecimento”, comenta o gerente. “Serve inclusive para se compreender nas perspectivas individuais de cada um no que permeia um futuro como gestor, seja no setor público ou privado”, comenta o gerente.

Os encontros servem ainda para fomentar um diálogo entre as instituições de ensino e o SUS, de forma a direcionar o ensino para as demandas da população. “É importante ter debates como esse onde há esse feedback de informação do que ocorre realmente na prática e, diante de uma realidade em que a demanda é altíssima, o município muitas vezes paga por vilão. Por isso, é importante esclarecer a realidade para nortear a prioridade no ensino”, finaliza Giovanni Telmo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2183/saude-bucal-no-sus-e-tema-de-conversa-entre-fms-e-universidades