COMBATE AO MOSQUITO

Firmino Filho participa de conversa sobre o Aedes aegypti com lideranças da zona Leste

O prefeito Firmino Filho estará amanhã (04) mais uma vez reunido com a comunidade em uma conversa sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti. A partir das 20h, a Escola Municipal Lindamir Lima receberá os técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e presidentes de associações de moradores e lideranças comunitárias da zona Leste da cidade para esta atividade.

A conversa terá como tema uma abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti, esclarecimentos sobre dengue, zika, chikungunya, e o plano de ação de combate ao problema. O prefeito irá enfatizar a importância da comunidade se engajar na luta contra o Aedes aegypti e para a colaboração das ações realizadas pelo poder público, tendo em vista a gravidade do problema.

Os cuidados que podem ser tomados em cada residência no dia a dia também serão abordados na conversa. “Com a chegada das chuvas, precisamos da colaboração de toda a comunidade para que estejam atentos às suas casas e vizinhança. Contamos com o apoio dos líderes comunitários para levar nossa mensagem às comunidades de que cidade limpa é cidade saudável”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A Prefeitura de Teresina já está executando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma delas é o estabelecimento, por meio do decreto de emergência em saúde pública, de que as autoridades sanitárias e os agentes de combate à endemias possam adentrar as casas, imóveis comerciais ou não, a qualquer hora do dia e da noite para adotar os procedimentos técnicos para combater o mosquito em caso de risco iminente, mesmo sem o consentimento do proprietário. Outra é a Faxina nos Bairros, que acontece aos sábados em todas as zonas da cidade e tem por objetivo mobilizar os teresinenses para a prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya, por meio da intensificação na coleta do lixo residencial. Todas estas informações serão também repassadas aos presentes.

“Com o risco de transmissão do zika vírus, o perigo aumentou. Os danos que ele tem causado às nossas crianças são permanentes, não têm cura e põe em jogo o futuro de nossos filhos e netos. Por isso, é necessário que tenhamos boas informações para que seja feito um papel pedagógico junto às comunidades e, assim, evitar um mal maior”, afirma o prefeito Firmino Filho.

Reunião com lideranças comunitárias sobre o combate ao Aedes aegypti

Local: Escola Municipal Lindamir Lima

Endereço: Rua Talma Iran Leal, 3840, Satélite

reunião aedes aegypti dengue zika chikungunya