COMBATE AO MOSQUITO

Faxina nos Bairros visita a Avenida Maranhão neste sábado (20)

A equipe estará no local sábado (20), a partir das 8h da manhã.

A Faxina nos Bairros - mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya - visita esta semana a Avenida Maranhão, local de grande circulação de pessoas e acúmulo de materiais com potencial de se tornar criadouros do Aedes aegypti nas margens do Rio Parnaíba. A equipe estará no local sábado (20), a partir das 8h da manhã.

A ação é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU). Segundo Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS, será uma união entre saúde e limpeza, marca registrada da Faxina nos Bairros. "Enquanto as equipes realizam a limpeza nas margens do rio, a equipe da Zoonoses estará dando orientações sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya para as pessoas que estiverem na avenida", diz a gerente. O ponto de partida da atividade será na Ponte Metálica, e vai seguir o percurso até a região do Troca-Troca.

A Faxina acontece todos os sábados desde 2015 e tem contribuído para a redução nos números de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na capital. No último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, nossa cidade registrou um Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de 0,1% na cidade, número que classifica Teresina como baixo risco de infestação.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2173/faxina-nos-bairros-visita-a-avenida-maranhao-neste-sabado-20