CORSO

Caminhão temático chama atenção para o combate ao mosquito no Corso

Vigilância Sanitária e DST/AIDS também vão atuar no evento

Numa forma divertida de chamar atenção para o problema do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará amanhã (30) com um caminhão temático no Corso de Teresina.

Caracterizado com uma alegoria do inseto, o caminhão transportará cerca de 25 funcionários da FMS que trabalham diretamente com o combate ao mosquito, como agentes de endemias. “Nosso objetivo é fazer a divulgação do tema e esclarecer os foliões que queiram celebrar com segurança”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. Além disso, será instalado um estande no local, com distribuição de material educativo.

Além disso, a coordenação de DST/AIDS da FMS também estará no local, distribuindo preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. “Queremos intensificar o trabalho de prevenção, especialmente entre os jovens, principal público do Corso”, informa a coordenadora Andrea Fernanda Lopes. Ela cita dados do Ministério da Saúde que apontam o crescimento da AIDS em jovens de 15 a 24 anos, o que levou à determinação de que o desenvolvimento de atividades educativas e preventivas voltadas para esta faixa etária nas escolas, espaços de encontros, nas grandes festas populares e na mídia deve deve ser uma das principais ações deste departamento.

A Vigilância Sanitária também se fará presente no evento, garantindo a segurança alimentar dos foliões. A equipe de fiscais começa a atuar a partir das 9h, vistoriando um total de 825 ambulantes e permissionários que estão cadastrados. Fatores como o manuseio dos alimentos, o uniforme dos vendedores, assim como o acondicionamento dos produtos serão levados em conta na fiscalização. As mercadorias que estiverem fora das especificações serão recolhidas pelas equipes e os ambulantes serão cabíveis de penalidades como descredenciamento, suspensão e multa.

Ano passado 250 mil pessoas estiveram presentes na Avenida Raul Lopes para acompanhar o Corso. A expectativa da organização é de que em 2016 esse número aumente ainda mais. A concentração acontece às 15h, com os veículos posicionados a partir do cruzamento das Avenidas Duque de Caxias e Marechal Castelo Branco, para que às 16h30 tenha início o desfile.

corso aedes aegypti dengue zika chikungunya dst aids vigilância sanitária

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/215/caminhao-tematico-chama-atencao-para-o-combate-ao-mosquito-no-corso