ATENDIMENTO

Maternidade Wall Ferraz faz parceria com hospital de SP para melhoria na assistência

O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional SUS

Com o intuito de melhorar sua assistência, a Maternidade Wall Ferraz (Ciamca) realizou uma parceria com Hospital Alemão Oswaldo Cruz para receber orientação e assessoramento. Ontem e hoje (03) a maternidade recebeu a visita de profissionais dessa instituição, que fizeram uma avaliação para orientar o trabalho a ser desenvolvido nos próximos três anos.

O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), ação do Ministério da Saúde voltada ao fortalecimento do SUS em parceria com grandes hospitais, por meio da transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o sistema. Segundo Íris Amaral, gerente de assistência hospitalar da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o objetivo é melhorar o processo de trabalho desenvolvido no local.

“Este trabalho acontece da seguinte forma: eles observam como está hoje a prática do hospital, como está se dando a assistência, destacam os pontos positivos para que sejam mantidos e prestam uma assessoria, com vistas a melhorar cada vez mais o que a gente já oferece”, explica a gerente. O trabalho acontece em duas etapas: na primeira, são avaliados protocolos, contratos e fluxos de assistência, além da visita a cada setor da maternidade, que vai embasar um diagnóstico que orienta a diretoria do hospital a elaborar um plano de ação. Na segunda, a equipe fará visitas periódicas à maternidade para verificar o andamento do plano desenvolvido, bem como levar profissionais para serem capacitados em sua sede no estado de São Paulo de acordo com a necessidade do desenvolvimento.

Íris Amaral destaca que as equipes, tanto do Hospital Oswaldo Cruz como do Ciamca, são multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outras especialidades. “O foco será nas cinco metas de segurança do paciente, porque no momento que você assegura o cumprimento dessas metas a assistência melhora e os riscos de algum agravo vão diminuir”, comenta a gerente.

A diretora do Ciamca, Mércia Cassandra, garante que os profissionais estão muito dispostos a trabalhar em conjunto com a equipe, pois vêem na parceria uma oportunidade de aperfeiçoamento. “É sem dúvida alguma parceria riquíssima, que vai melhorar cada vez mais o que a gente já oferece à população de Teresina no atendimento à gestante e ao recém nascido”, conclui a diretora.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2145/maternidade-wall-ferraz-faz-parceria-com-hospital-de-sp-para-melhoria-na-assistencia