SAMU TERESINA

SAMU realiza I Workshop para discutir importância da agilidade das ambulâncias

O objetivo é conectar com a maior brevidade possível as vítimas aos recursos que elas necessitam

SAMU realiza I Workshop para discutir importância da agilidade das ambulâncias

Na última sexta-feira (28), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina realizou o I Workshop Tempo Resposta é 10, com o objetivo de enfatizar a importância da chegada da ambulância no local solicitado com rapidez e segurança e criar métodos para otimizar ainda mais o Tempo Resposta. O evento contou com a participação dos profissionais socorristas, do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

De acordo com Francina Amorim, diretora geral do SAMU, o objetivo do órgão é conectar, com a maior brevidade possível, as vítimas aos recursos que elas necessitam: “As equipes de socorristas devem prestar um cuidado seguro e rápido tanto quanto possível. Sabemos que a avaliação de desempenho dos serviços é uma prioridade da gestão, por isso, iremos monitorar mais incisivamente esse Tempo Resposta das ambulâncias.”, afirma.

Laurimary Caminha, Coordenadora do NEU do SAMU, explica sobre os fatores que interferem no Tempo Resposta das ambulâncias: “Há fatores controláveis e incontroláveis, a exemplo das diferenças geográficas, tempo de transporte, localização de ambulância, condição de tráfego, sensibilização dos profissionais para saírem o mais rápido possível da base depois de acionados e, ainda, da população, para que deem passagem para as ambulâncias no trânsito”.

Para Daniel Gonçalves, médico do SAMU, é necessário que o profissional faça auto avaliação do serviço que executa: “Não podemos apontar o dedo só para o erro do outro, temos que apontar para si. O serviço vai crescer mais quando fizermos isso. Temos que realizar o nosso trabalho direito e de maneira coletiva para que o paciente tenha condição de chegar ao hospitalar e continuar o seu tratamento. A minha mensagem é que podemos melhorar sempre”, conta.

Segundo Benjamin Pessoa, presidente do CEIR, pondera que a rapidez do atendimento deve sempre ser aliada à qualidade do atendimento das ambulâncias: “Não adianta só chegar rápido e não manter o padrão de qualidade para dar continuidade do tratamento da vítima no ambiente hospitalar. É importante que a gente lembre, ao atender as pessoas, que todos são os amores de alguém. Esta é a minha filosofia: cuidar do amor de alguém”.

A Tatiana Melo, presidente do COREN – PI, exaltou o trabalho desenvolvido pelo SAMU na capital piauiense: “O SAMU é destaque nacional por ter implantado o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e foi também um dos pioneiros na implantação da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE). Mas temos que melhorar sempre. Quanto menor for o Tempo Resposta das ambulâncias, melhores são os resultados assistenciais”, conta.

Durante o evento, que ocorreu no auditório do COREN- PI, também aconteceu a posse dos os membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do SAMU e a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do SAMU, Socorro Oliveira, explicou ainda sobre o trabalho que está sendo desenvolvido no órgão, a exemplo do monitoramento de indicadores, como a completude dos dados nas fichas de atendimento pré-hospitalar.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2140/samu-realiza-i-workshop-para-discutir-importancia-da-agilidade-das-ambulancias