FAXINA NOS BAIRROS

Buenos Aires e Comprida recebem ação contra o Aedes aegypti

A Faxina é fruto da colaboração entre setor público e comunidade na recolhida do lixo doméstico

 

As zonas Norte e Sudeste são as contempladas desta edição da Faxina nos Bairros, que acontece sábado (29) a partir das 8h. As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) estarão em busca de potenciais criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. 

Na zona Norte, a ação acontece no bairro Buenos Aires. O ponto de encontro será em frente ao Cemitério Santo Antônio (quarteirão 95) e será percorrido o quadrante formado pela Rua Castelo do Piauí e avenidas Duque de Caxias e Jerumenha. Na zona Sudeste, o bairro contemplado é o Comprida, e o quadrante é aquele formado pelas ruas Jorn. Wilson Fernandes, Rua Mons. Zaul Pereira, Rua Sem Denominação, Rua São Francisco. O ponto de encontro será na praça do local. 

A Faxina é fruto da colaboração entre setor público e comunidade na recolhida do lixo doméstico, que tem potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti. “Durante a semana, as equipes avisam os moradores de dois bairros da cidade para fazer uma limpeza em sua casa e depositar na calçada todo o lixo doméstico, que será recolhido no sábado por um caminhão de limpeza. Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, lembra Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. 

Também no sábado acontece uma mobilização educativa, em que os profissionais da FMS percorrem as casas com orientações de prevenção à dengue, zika e chikungunya, suas sequelas e como evitar os focos do Aedes aegypti dentro de suas casas e vizinhança. 

A Faxina foi um fator determinante para a redução nos índices do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, que registrou um Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de 0,2% na nossa cidade. 

A pesquisa foi feita entre os dias 06 e 10 de agosto em todos os bairros da capital, que foram divididos em grupos de 32 estratos. “Este resultado de 0,2% é fruto do trabalho de rotina dos agentes de endemias e bem como das ações de intensificação que são realizadas durante todo o ano, como a Faxina nos Bairros”, relata Oriana Bezerra.  No último LIRAa, realizado em maio, este número foi de 0,7%.

Tags:
Faxina nos Bairros fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2136/buenos-aires-e-comprida-recebem-acao-contra-o-aedes-aegypti