FMS leva oficina de bijuterias ao Teresina em Ação

Aliando saúde e geração de renda, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) leva ao próximo Teresina em Ação uma oficina de confecção de bijuterias com material descartável. Este mês, a atividade acontece no bairro Vale Quem Tem, a partir das 8h de sábado (29).

A oficina de bijuterias vai ensinar a confeccionar colares e pulseiras com resíduos sólidos como garrafa pet e caixas de leite, que geralmente são usados e descartados no ambiente. “É uma atividade agradável aos olhos, de fácil aprendizagem, criativa e construtiva, com material que poderia se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti ou meio de transmissão de outras doenças”, justifica a chefe do Núcleo de Educação em Saúde da FMS, Júlia Santos.

Além dos benefícios à saúde e ao meio ambiente, a confecção de bijuterias pode se tornar uma fonte de renda extra, porque lida com material e ferramentas acessíveis para qualquer pessoa que tenha vontade e disponibilidade para aprender.

O Setembro Amarelo também será foco do evento, com profissionais de saúde mental alertando sobre a prevenção do suicídio. A prevenção de outras doenças também será abordada, como câncer de mama, hanseníase, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, dengue, zika e chikungunya, com distribuição de material educativo, preservativos e hipoclorito de sódio, além de montarem o espaço criança para recorte, colagem e pintura de temas relativos a combate a doenças.

Profissionais como médico e enfermeiros estarão dando orientações em saúde e aferindo pressão arterial. A população terá ainda acesso a dicas de alimentação saudável com nutricionistas, e prática de atividade física com educadores físicos. Já os dentistas ensinarão boas práticas em saúde bucal, com distribuição de escovas de dente.

O Teresina em Ação é uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e a TV Clube, e leva mais de 150 serviços à população de diversos bairros uma vez ao mês. Desta vez, o evento acontece na praça Sigefredo Pacheco (ao lado da igreja), localizada no Conjunto Vila Maria, bairro Vale Quem Tem, Zona Leste da capital.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2134/fms-leva-oficina-de-bijuterias-ao-teresina-em-acao