SAÚDE MENTAL

CAPSi celebra um ano com comemoração para crianças e adolescentes

Em um ano de funcionamento o CAPSi já acompanha 243 usuários.

CAPSi celebra um ano com comemoração para crianças e adolescentes

Brincadeiras, festa e muita diversão marcaram as comemorações do primeiro aniversário do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Dr. Alexandre Nogueira. O centro vem para preencher a lacuna do atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes, e em um ano de funcionamento já acompanha 243 usuários.

“O CAPSi veio para trazer uma atenção psicossocial de qualidade de fato para as famílias e usuários, onde as crianças e adolescentes que precisam podem contar com uma equipe multiprofissional qualificada e um atendimento de qualidade”, comenta Luanna Bueno, gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O centro conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, cuidadores, redutores de danos, técnico em enfermagem, artesão, entre outros.

Para ter acesso, o familiar pode levar seu filho – criança ou adolescente até os 18 anos – para ser atendido pela equipe, onde é feita uma triagem e uma avaliação, onde serão constatadas suas necessidades. “Nós avaliamos não apenas as demandas medicamentosas, como também suas necessidades físicas, mentais e sociais”, diz Luanna Bueno.

Segundo a coordenadora do CAPSi, Sayonara Lima, o acompanhamento de cada usuário é realizado conforme as demandas percebidas pela equipe multiprofissional e pela família, num processo de co-responsabilização de cuidado. “Em suas especificidades, o centro possibilita cuidado integral e de qualidade, ofertando atendimentos individuais, em grupo, atividades externas, acolhimento às famílias, possibilitando o vínculo afetivo e social desse público com a sociedade em geral”, diz a coordenadora.

Magda Carvalho frequentao CAPSi há alguns meses com sua filha, Francisca Cecília, e relata uma melhora significativa no comportamento de sua filha, que tem quatro anos ainda está em processo de diagnóstico de seu transtono mental.  “Aqui ela melhorou 100%. O atendimento é ótimo e ela descarrega suas energias”, conta a mãe. Já o adolescente José Ronaldo Amorim, de 16 anos, conta que sua atividade favorita são as oficinas de desenho que participa. “Eu gosto bastante daqui”, diz o adolescente.

Em um ano de funcionamento, o CAPSi já beneficiou 282 famílias. Neste período, foram realizados 2106 atendimentos individuais, 2298 atendimentos familiares, 2777 atendimentos em grupo e 1061 atendimentos médicos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2132/capsi-celebra-um-ano-com-comemoracao-para-criancas-e-adolescentes