HANSENÍASE

Shopping da Cidade recebe ação educativa sobre hanseníase

O objetivo da atividade é trazer este conhecimento à população, desfazendo assim os mitos que rondam a doença

Shopping da Cidade recebe ação educativa sobre hanseníase

Em alusão à Semana Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado no último domingo do mês de janeiro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo uma semana de sensibilização sobre os perigos da doença. Na manhã de hoje (27), profissionais de saúde realizaram ação educativa no Shopping da Cidade.

Um estande foi montado no pátio do Shopping, com exposição de material educativo e orientações. As pessoas que passavam pelo local paravam para tirar dúvidas e receber orientações, enquanto panfletos eram distribuídos nos boxes entre os comerciantes.

Paulo Gomes era uma das pessoas que tinha muitas dúvidas em relação à hanseníase, bem como temia ser portador da doença. No estande da FMS, ele conversou com profissionais de saúde e foi orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para realizar o exame. “Esta ação é muito legal, porque muita gente precisa dessas dicas. Espero que mais pessoas apareçam e possam ser esclarecidas como eu”, comenta ele.

Segundo o enfermeiro Salmon Alencar, da Coordenação de Hanseníase da FMS, o objetivo da atividade é exatamente trazer este conhecimento à população, desfazendo assim os mitos que rondam a doença. “Antigamente, havia um estigma de preconceito em torno dos portadores de hanseníase. Mas na verdade, se trata de uma doença que não tem perigo de transmissão uma vez que se inicia o tratamento”, esclarece o enfermeiro.

O principal sintoma da hanseníase é a presença de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com alteração de sensibilidade, nódulos (caroços doloridos), edema (inchaço) e/ou acometimento de nervos periféricos (espessamento e/ou dor). Se tratada precocemente e de forma adequada, o paciente evita sua evolução e as consequências mais graves como incapacidades físicas e deformidades. “O tratamento dura de seis a 12 meses, é totalmente gratuito e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município”, informa Salmon Alencar.

Ainda em alusão ao Dia de Combate à Hanseníase, as equipes Estratégia Saúde da Família estão realizando uma intensificação no trabalho relacionado à doença até a sexta-feira (29). Além disso, no dia 27 de fevereiro, será realizado um mutirão no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Os agentes comunitários de saúde realizarão o encaminhamento de casos suspeitos, que neste dia passarão pelo exame de um dermatologista para diagnóstico e posterior tratamento da doença.

hanseníase prevenção

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/213/shopping-da-cidade-recebe-acao-educativa-sobre-hanseniase