SAMU

SAMU realiza capacitação sobre urgência obstétrica e transporte de recém-nascido

Somente de janeiro a agosto de 2018, a estatística do SAMU registrou atendimento a 982 urgências obstétricas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina realizou, neste último final de semana, curso sobre urgências obstétricas, transporte em incubadora e atendimento de recém-nascido. Assim, os enfermeiros que integram o quadro funcional do SAMU da capital, Piripiri e Campo Maior tiveram a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos nestas áreas.  

Segundo Álvaro José, médico intervencionista do SAMU e obstetra, o órgão atende quantidade significativa de urgências obstétricas: “Foi possível promover a qualificação e atualização das condutas dos profissionais presentes diante de casos de urgência obstétrica, que são bem recorrentes no SAMU.”, afirma.

Somente de janeiro a agosto de 2018, a estatística do SAMU registrou atendimento a 982 urgências obstétricas, sendo 841 na zona urbana e 141 na zona rural. O número engloba, entre outras complicações obstétricas, traumas em gestantes, trabalhos de parto com risco para a mãe e feto, hemorragias e abortamentos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Laurimary Caminha, o curso é de suma importância para qualificar as equipes de socorristas: “a atualização dos profissionais nestas abordagens significa melhor qualidade da assistência prestada, o que diminui os riscos de complicações, tanto para a mãe quanto para o concepto (filho)”, finaliza.

Tags:
SAMU capacitação fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2125/samu-realiza-capacitacao-sobre-urgencia-obstetrica-e-transporte-de-recem-nascido