CMAM

Multiprofissionais do CMAM confeccionam o próprio material terapêutico

O Centro realiza atendimentos gratuito de estudantes das escolas públicas municipais que apresentam transtornos como dislexia,

Multiprofissionais do CMAM confeccionam o próprio material terapêutico

Com o objetivo de construir um material próprio para trabalhar com as crianças, a direção do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) montou uma semana de oficinas para confecção de materiais terapêuticos. As profissionais que atendem crianças da Rede Municipal de Ensino com transtornos de aprendizagem participaram das oficinas no período de 31 de julho a 03 de agosto, na sede do CMAM. Na manhã de ontem (20), as profissionais se reuniram para apresentarem todos os materiais produzidos durante as aulas. O CMAM é uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Maria Cardoso de Carvalho Lacerda, psicopedagoga, e Maria José Pereira dos Santos, da Divisão de Educação Inclusiva da Semec foram às formadoras da oficina de materiais pedagógicos. As profissionais explicam sobre a importância de se trabalhar com materiais terapêuticos durante as atividades. “Esse material ajuda a trabalhar com as habilidades especificas de cada transtorno. Elaboramos e construímos materiais específicos que irá beneficiar no aprendizado das crianças atendidas pelo CMAM. Todo o material foi construído com as próprias mãos reduzindo assim os custos. Hoje estamos apresentando o resultado das produções onde papelão, tecido e cola foram transformados em material terapêutico”, destaca.

Ângela Maria de Jesus Gonsalves de Oliveira Ribeiro, fonoaudióloga do CMAM, participou da oficina de material terapêutico e conta que esta foi uma experiência única. “O material resgata na criança o valor do aprender, onde elas irão brincar e aprender ao mesmo tempo. Com esse recurso pedagógico e as práticas utilizadas pelos profissionais as crianças aprendem cada vez mais. Foi algo produzido com muito carinho que irá somar na hora dos atendimentos com o diferencial da criatividade que usamos para montar os novos desafios, ainda mais divertidos. Outro ponto positivo é que a família poderá produzir e trabalhar em casa com a criança fortalecendo tanto o aprendizado como os laços afetivos”, pontua.

Segundo a diretora do CMAM Daniela Escórcio, este material terapêutico irá auxiliar no atendimento das crianças. “O material ajuda a estimular e despertar o interesse da criança para as atividades práticas, através dos jogos de palavras e números, livros com adesivos, quebra-cabeças, massinhas de modelar entre outros materiais lúdicos. Durante as sessões estamos sempre envolvendo as crianças em desafios que ajudam a desenvolver suas habilidades avançando assim no tratamento. As oficinas surgiram do interesse das profissionais em produzir algo nosso e não comprar já pronto, mas confeccionar a partir da necessidade dos alunos que atendemos”, destaca.

Atualmente, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), acompanha alunos que apresentam transtornos de aprendizagem, oferecendo consultas médicas com uma equipe de multiprofissionais.

O Centro realiza atendimentos gratuito de estudantes das escolas públicas municipais que apresentam transtornos como dislexia, hiperatividade, discalculia, entre outros. Durante o tratamento, uma das principais estratégias é a utilização de material terapêutico colorido e divertido, que desperta o interesse das crianças.

Desde abril de 2017, quando começaram os atendimentos no Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar, até agosto deste ano, em media 1.046 alunos da Rede Pública de Ensino foram atendidos. Em um total de 280 unidades de ensino, com 1.797 atendimentos médicos e 15.004 sessões terapêuticas multidisciplinares.

Amélia Teresa avó do Carlos Ferreira Pereira Lopes, que esta sendo atendido no CMAM expressa seu depoimento sobre os avanços do neto, “Meu neto tem recebido todo apoio. São maravilhosos. Ele já passou por diversos especialistas para desenvolver suas habilidades. Ele estuda da Escola Municipal José Ivan Filho e aos pouco está superando as dificuldades, e alcançando o sucesso necessário. Quero agradecer o trabalho de toda equipe”, diz emocionada a avó.

 

  • Multiprofissionais do CMAM confeccionam o próprio material terapêutico
  • Multiprofissionais do CMAM confeccionam o próprio material terapêutico
  • Multiprofissionais do CMAM confeccionam o próprio material terapêutico
  • Multiprofissionais do CMAM confeccionam o próprio material terapêutico
Tags:
CMAM fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2120/multiprofissionais-do-cmam-confeccionam-o-proprio-material-terapeutico