CAPACITAÇÃO

Enfermeiros que atuam na zona Norte passam por capacitação no tratamento de feridas

O curso está sendo ministrado no auditório da Fundação Municipal de Saúde

Começou hoje (26) uma capacitação voltada aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família que atuam na zona Norte da capital sobre prevenção, avaliação e tratamento de feridas. O curso está sendo ministrado no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) até o dia 28 de janeiro e continua nos dias 02 a 04 de fevereiro, nos turnos manhã e tarde.

O treinamento tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento em feridas na atenção básica. Ele abordará aspectos essenciais acerca da avaliação, medida de prevenção e tratamento, tanto com o uso de curativos tradicionais como com as novas tecnologias que já são utilizadas na média e alta complexidade e que permitem uma cicatrização mais rápida e efetiva destas lesões.

O projeto é baseado na tese de doutorado da enfermeira Sandra Marina Bezerra, diretora do Hospital do Promorar, e já é realizado na rede hospitalar do município. O primeiro passo foi atualizar as informações sobre os portadores do problema e a gravidade de cada um, para análise pelas diretorias regionais de saúde. Em seguida, foram agendados os treinamentos. No próximo mês será a vez dos enfermeiros da Diretoria Regional de Saúde Sul e, em março, da regional Leste/Sudeste.

“Com esta intervenção educativa, queremos levar um melhor atendimento ao paciente com feridas, especialmente a prevenção de úlcera por pressão – mais conhecidas como escaras – e tratamento de feridas complexas como úlceras diabéticas, terapêuticas e venosas”, explica Sandra Marina Bezerra.

Para Adriana Valadares, diretora regional de saúde Centro/Norte, a capacitação e a implantação de novas técnicas de tratamento de feridas garante o acesso de todos a um serviço modernizado e mais eficiente. “Este é um mais um passo na melhoria da qualidade de vida da população, garantida pela rede municipal de saúde”, diz a diretora.

capacitação enfermeiros esf

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/212/enfermeiros-que-atuam-na-zona-norte-passam-por-capacitacao-no-tratamento-de-feridas