AVALIAÇÃO

CAPS Sudeste realiza assembleia com usuários para avaliar trabalho realizado

O CAPS pode ser procurado por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico

CAPS Sudeste realiza assembleia com usuários para avaliar trabalho realizado

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudeste realizou na manhã desta terça-feira (18) assembleia com usuários, familiares e profissionais que atuam no local. O objetivo da atividade é mostrar a importância do serviço e a participação da família para o êxito no tratamento dos usuários. 

“É um espaço de reivindicação, luta e conquistas dos usuários e consequentemente melhoria dos serviços. Hoje tivemos relatório das reivindicações da assembleia passada, o que foi atendido e na avaliação de todos os CAPS, que oferecem excelente serviço aos usuários”, expõe Ana Coelho, Coordenadora do CAPS Sudeste, atualmente atendendo a 1.455 pacientes cadastrados. 

O CAPS Sudeste realizou de janeiro a agosto de 2018, 8.481 atendimentos individuais, 2.316 atendimentos familiares, 7.365 atendimentos em grupo e 176 atendimentos domiciliares. O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico. 

O CAPS pode ser procurado por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode vir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora. 

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social, educador físico, nutricionista, técnico de enfermagem, artesão e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêutica e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).

Tags:
CAPS Sudeste fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2112/caps-sudeste-realiza-assembleia-com-usuarios-para-avaliar-trabalho-realizado