eSUS

Profissionais da UBS São Pedro são capacitados para o uso do prontuário eletrônico

Software faz parte do sistema eSUS, que está sendo implantado na atenção básica municipal.

Profissionais da UBS São Pedro são capacitados para o uso do prontuário eletrônico

Cerca de 30 profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro receberam na manhã de hoje (18) uma capacitação para o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão, um dos softwares que faz parte do sistema eSUS, que está sendo implantado na atenção básica municipal.

A partir de agora, os dados dos usuários daquela unidade serão registrados diretamente no computador, facilitando seu acesso e manutenção. “As antigas fichas de papel serão substituídas pelo armazenamento eletrônico e ele estará acessível aos profissionais de saúde por meio de login e senha no sistema, facilitando, por exemplo, a consulta do histórico caso ele venha a ser atendido por outro médico”, explica Andréia Sena, chefe do Núcleo de Avaliação e Monitoramento das Informações na Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O treinamento foi dividido em dois momentos: primeiro, foram orientados os agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal; em seguida os médicos, enfermeiros e dentistas das quatro equipes Estratégia Saúde da Família que atuam no local. O sistema é formatado de modo a atender as demandas de cada profissional.

A coordenadora da UBS do São Pedro, Andréia Rodrigues, diz que o novo sistema vai facilitar muito a vida dos profissionais e, extensivamente, a dos pacientes. “As informações vão ser melhor disseminadas, melhorando o acompanhamento dos problemas de saúde da população e o controle das ações desenvolvidas por cada profissional da Estratégia Saúde da Família”, diz.

Nas próximas semanas, o treinamento segue para as UBS dos bairros Angelim, Vila Bandeirante, Vale do Gavião e Jacinta Andrade, além das unidades contempladas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, como Vila da Paz, Portal da Alegria, Povoado Bela Vista Rural, Cacimba Velha e Santa Luz.

O eSUS já está em pleno funcionamento das unidades do Poty Velho e Estaca Zero. “O processo de implantação do sistema tem sido gradual e acompanhado de uma melhoria na estrutura, como a aquisição dos impressos e equipamentos necessários, com fortalecimento da conectividade nas unidades de saúde”, explica a gerente de Atenção Básica da FMS, Smithanny Barros.

O eSUS na atenção básica é um sistema composto por dois softwares: Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), por seus instrumentos de coleta, contemplando o registro não só das Equipes de Saúde da Família, como também das equipes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Consultório na Rua e pólos de Academia da Saúde, assim como as ações das equipes participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

Tags:
esus

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/21/profissionais-da-ubs-sao-pedro-sao-capacitados-para-o-uso-do-prontuario-eletronico