eSUS

Profissionais da UBS São Pedro são capacitados para o uso do prontuário eletrônico

Software faz parte do sistema eSUS, que está sendo implantado na atenção básica municipal.

Cerca de 30 profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro receberam na manhã de hoje (18) uma capacitação para o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão, um dos softwares que faz parte do sistema eSUS, que está sendo implantado na atenção básica municipal.

A partir de agora, os dados dos usuários daquela unidade serão registrados diretamente no computador, facilitando seu acesso e manutenção. “As antigas fichas de papel serão substituídas pelo armazenamento eletrônico e ele estará acessível aos profissionais de saúde por meio de login e senha no sistema, facilitando, por exemplo, a consulta do histórico caso ele venha a ser atendido por outro médico”, explica Andréia Sena, chefe do Núcleo de Avaliação e Monitoramento das Informações na Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O treinamento foi dividido em dois momentos: primeiro, foram orientados os agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal; em seguida os médicos, enfermeiros e dentistas das quatro equipes Estratégia Saúde da Família que atuam no local. O sistema é formatado de modo a atender as demandas de cada profissional.

A coordenadora da UBS do São Pedro, Andréia Rodrigues, diz que o novo sistema vai facilitar muito a vida dos profissionais e, extensivamente, a dos pacientes. “As informações vão ser melhor disseminadas, melhorando o acompanhamento dos problemas de saúde da população e o controle das ações desenvolvidas por cada profissional da Estratégia Saúde da Família”, diz.

Nas próximas semanas, o treinamento segue para as UBS dos bairros Angelim, Vila Bandeirante, Vale do Gavião e Jacinta Andrade, além das unidades contempladas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, como Vila da Paz, Portal da Alegria, Povoado Bela Vista Rural, Cacimba Velha e Santa Luz.

O eSUS já está em pleno funcionamento das unidades do Poty Velho e Estaca Zero. “O processo de implantação do sistema tem sido gradual e acompanhado de uma melhoria na estrutura, como a aquisição dos impressos e equipamentos necessários, com fortalecimento da conectividade nas unidades de saúde”, explica a gerente de Atenção Básica da FMS, Smithanny Barros.

O eSUS na atenção básica é um sistema composto por dois softwares: Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), por seus instrumentos de coleta, contemplando o registro não só das Equipes de Saúde da Família, como também das equipes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Consultório na Rua e pólos de Academia da Saúde, assim como as ações das equipes participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

esus

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/21/profissionais-da-ubs-sao-pedro-sao-capacitados-para-o-uso-do-prontuario-eletronico