SAÚDE MENTAL

CAPS II Norte promove palestra sobre Valorização da vida na terceira idade

A palestra vai focar na questão do comportamento suicida na terceira idade

A terceira idade é uma fase marcada por mudanças físicas e mentais, o que pode levar à depressão. Com foco neste problema, o Centro de Atenção psicossocial (CAPS) II Norte promove amanhã (04), a partir das 8h30, uma palestra sobre valorização da vida no Centro de Convivência Marli Sarney.

A atividade é feita em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte II, e a palestra será ministrada pela psicóloga Joviane Moura e a coordenadora do CAPS II Norte Érica Machado. A palestra vai focar na questão do comportamento suicida na terceira idade, época da vida marcada do ponto de vista existencial pela finitude da vida, que começa com o declínio das funções físicas, sexuais e cognitivas. “As situações de perda, doenças crônicas (muitas vezes dolorosas), tratamentos que não melhoram, terminam causando o isolamento do idoso e assim se instala a depressão”, explica Érica Machado.

Segundo dados do PROVIDA, o ambulatório municipal especializado em atender pessoas com ideação suicida, foram acompanhadas em 2017, 19 pessoas acima de 50 anos, o que dá 6% do total. “O suicídio nessa faixa etária não é por impulso como nos jovens, mas por decisão própria”, comenta Érica Machado. “É preciso ter atenção quando o idoso para de fazer planos, de falar do futuro ou quando começa a avaliar a distribuição dos bens: pode ser só alguém organizado ou uma pessoa com comportamento suicida”, diz.

A equipe do CAPS II Norte pretende combater a ideia que os idosos acreditam de que as pessoas os veem como seres sem utilidade para o mundo, o que acaba influenciando em sua própria percepção de si. “Laços familiares, suporte social, os planos para os projetos futuros, a espiritualidade e a segurança são os melhores fatores de proteção”, orienta a coordenadora.

Na oportunidade, serão distribuídos ainda fôlderes e panfletos com contatos da Rede de atendimento em saúde mental de Teresina, com endereços onde eles podem procurar ajuda e indicar para outras pessoas.

Durante o mês de setembro, os CAPS de Teresina realizam diversas ações de prevenção ao suicídio. “É uma forma de despertar nas pessoas a questão da valorização da vida, de encontrar motivos para viver, que diminuam as ideações e os índices de suicídio”, comenta Érica Machado.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2087/caps-ii-norte-promove-palestra-sobre-valorizacao-da-vida-na-terceira-idade