COMBATE AO MOSQUITO

Faxina visita amanhã (01) os bairros Bom Jesus e Jardim dos Pássaros

Ação de limpeza evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Esta semana, a Faxina nos Bairros chega às zonas Norte e Sudeste. Amanhã (01), a partir das 8h da manhã, os bairros Jardim dos Pássaros e Bom Jesus recebem as equipes de Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU) para o mutirão de limpeza.

A ação tem por objetivo reduzir os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Dados dos últimos Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostram sua efetividade – o último levantamento registrou um Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de 0,2% na nossa cidade.

A pesquisa foi feita entre os dias 06 e 10 de agosto em todos os bairros da capital, que foram divididos em grupos de 32 estratos. “Este resultado de 0,2% é fruto desta intensificação que fazemos com a Faxina, que é realizada durante todo o ano, além do trabalho de rotina dos agentes de endemias”, relata a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra. No último LIRAa, realizado em maio, este número foi de 0,7%, também considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.

A Faxina acontece desde 2015 e todo sábado visita dois bairros de diferentes zonas da cidade. Na zona Sudeste, o será percorrido o quadrante formado pela Rua 05, Rua 01 e Avenida Noé Mendes, com ponto de encontro na UPA do Renascença. Já na zona Norte, o ponto de encontro será no quarteirão 12, em frente ao Hospital do Buenos Aires. O quadrante percorrido será o formado pela Avenida Jerumenha, Rua Castelo do Piauí, Rua São Miguel, Rua Amarante e Avenida Freitas Neto.

O trabalho da faxina é feito em parceria com a população, que durante a semana recebe orientações para recolher todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito. No sábado, as equipes de limpeza se encarregam de recolher todo este material e dar o destino adequado, e os profissionais da Gerência de Zoonoses da FMS fornecem informações e orientações sobre o combate ao mosquito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2080/faxina-visita-amanha-01-os-bairros-bom-jesus-e-jardim-dos-passaros